A UTILIZAÇÃO DO ESCALOAMETO A RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LIEARES

  • Aparecida Santana Chiari UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Aprendizagem, Escalonamento

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa, em nível de Mestrado, que tem por objetivo investigar a utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do segundo ano do Ensino Médio. Os dados utilizados serão coletados a partir da observação de situações de estudo e da análise da produção de alunos que atuarão sobre uma sequência didática que está sendo elaborada e analisada. O referencial teórico para análise é a Teoria das Situações Didáticas, proposta por Guy Brousseau, e no que concerne à parte metodológica nos inspiramos na Engenharia Didática para materializar a pesquisa. Como resultado, esperamos que nossa sequência atinja o objetivo de identificar e analisar alguns possíveis entraves e superações pelos alunos participantes do projeto de pesquisa, bem como promover aprendizagens referentes a esse. 

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www.inep.gov.br, acessado em 20/09/2009.

Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021