A UTILIZAÇÃO DO ESCALOAMETO A RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LIEARES
Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa, em nível de Mestrado, que tem por objetivo investigar a utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do segundo ano do Ensino Médio. Os dados utilizados serão coletados a partir da observação de situações de estudo e da análise da produção de alunos que atuarão sobre uma sequência didática que está sendo elaborada e analisada. O referencial teórico para análise é a Teoria das Situações Didáticas, proposta por Guy Brousseau, e no que concerne à parte metodológica nos inspiramos na Engenharia Didática para materializar a pesquisa. Como resultado, esperamos que nossa sequência atinja o objetivo de identificar e analisar alguns possíveis entraves e superações pelos alunos participantes do projeto de pesquisa, bem como promover aprendizagens referentes a esse.
Referências
ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: BRUN, J. (org). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
BATTAGLIOLI, C.S.M. Sistemas Lineares na Segunda Série do Ensino Médio: Um olhar sobre os Livros Didáticos. 2008. 114p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - PUC, São Paulo.
BRASIL (País), Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares !acionais para o Ensino Médio: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL (País), Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares !acionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas. Conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
FREITAS, J.L.M. Teoria das Situações Didáticas. In: MACHADO, S.D.A. (Org.) Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008. p. 77-112.
JAMAL, R.M. Álgebra na Educação Básica: as Múltiplas Sinalizações do que se Espera que Devem Saber os Alunos. 2004. 142 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – PUC – SP, São Paulo.
LIMA, E.L, ed. Exame de Textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: VITAE/IMPA/SBM, 2001.
LUCAS, S. Abordagem histórico-filosófica na educação matemática: Apresentação de uma proposta pedagógica. 2004. 222p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UEL, Londrina.
MACHADO, S.D.A. Engenharia Didática. In: MACHADO, S.D.A. (Org.) Educação Matemática: uma (!ova) Introdução. São Paulo: EDUC, 2008. p. 233-248.
PANTOJA, L.F.L. A conversão de Registros de Representações Semióticas no Estudo de Sistemas de Equações Algébricas Lineares. 2008. 105p. Dissertação de Mestrado do em Educação em Ciências e Matemáticas do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará, Belém.
www.inep.gov.br, acessado em 20/09/2009.