ENSINO DE PROBABILIDADES: VISÃO CLÁSSICA, FREQUENTISTA E GEOMÉTRICA

  • Thatiana Sakate Abe UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: Probabilidade Geométrica, Probabilidade Frequentista, Probabilidade Clássica

Resumo

Essa pesquisa se encontra em andamento e pretende investigar a aprendizagem de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental diante de situações envolvendo diferentes visões de Probabilidade (frequentista, laplaciana e geométrica). Para tanto utilizaremos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática (ARTIGUE, 1988) e como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1986). Queremos investigar como ocorre a aprendizagem de alguns conceitos de probabilidade e que situações envolvendo essas diferentes visões podem ser propostas aos alunos de modo a contribuir para uma aprendizagem que desenvolva as potencialidades probabilísticas dos alunos, ampliando sua capacidade de tomar decisões de forma que esse conteúdo também faça sentido fora do contexto escolar. 

Biografia do Autor

Thatiana Sakate Abe, UFMS
Mestranda do Programa de Pós -graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul – UFMS, Campo Grande/MS, bolsista da FUNDECT – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino,
Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul.
Marilena Bittar, UFMS
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – UFMS, Campo Grande/MS, orientadora
dessa pesquisa. 

Referências

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Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021