ENSINO DE PROBABILIDADES: VISÃO CLÁSSICA, FREQUENTISTA E GEOMÉTRICA
Resumo
Essa pesquisa se encontra em andamento e pretende investigar a aprendizagem de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental diante de situações envolvendo diferentes visões de Probabilidade (frequentista, laplaciana e geométrica). Para tanto utilizaremos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática (ARTIGUE, 1988) e como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1986). Queremos investigar como ocorre a aprendizagem de alguns conceitos de probabilidade e que situações envolvendo essas diferentes visões podem ser propostas aos alunos de modo a contribuir para uma aprendizagem que desenvolva as potencialidades probabilísticas dos alunos, ampliando sua capacidade de tomar decisões de forma que esse conteúdo também faça sentido fora do contexto escolar.
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares acionais: Matemáticas (3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: SEF/MEC,1998.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Programa acional do Livro Didático. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática (séries/ anos finais do Ensino Fundamental. Brasília: SEF/MEC,1998.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas – conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Editora Ática, 2008. 128p.
KOBASHIGAWA, M. Parâmetros Curriculares acionais de Matemática para o Ensino Fundamental: das Prescrições ao Currículo Praticado pelos Professores. São Paulo, 2006. 200p. Dissertação (mestrado profissional em ensino de Matemática) – PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LOPES, C. A. E. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP,1998. 125p. (Dissertação, Mestrado em Educação).LOPES, C. A. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.74, p. 57-73.
MACHADO, S. (org.). Educação Matemática uma introdução. São Paulo: Editora da PUCSP, 1999.
PAIS, L. C. Didática da Matemática uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2ª Edição, 2005