O ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES NO TRATADO DE ÁLGEBRA ELEMENTAR DE JOSÉ ADELINO SERRASQUEIRO: ENFOQUE NA RESOLUÇÃO PELO MÉTODO DE BEZOUT

  • Enoque da Silva Reis UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: Praxeologia, Livros Didáticos, Sistemas de Equações do Primeiro Grau

Resumo

Este artigo tem como objeto divulgar um recorte de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é o estudo de sistemas de equações do primeiro grau em livros didáticos utilizados em escolas brasileiras. As fontes utilizadas foram um livro didático adotado no Colégio Pedro II no período de 1890 a 1930 e um livro contemporâneo, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as resenhas do Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático e programas de estudos do Colégio Pedro II. Para estudar esse objeto, a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard é adotada como referencial teórico, e é feita uma abordagem metodológica baseada na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Além desses referenciais, utilizamos experiências absorvidas a partir de leituras e análise de pesquisas que de alguma forma caminham paralelamente com o nosso objeto de estudo. Os resultados até o presente momento evidenciam algumas questões importantes, como: valorização do estudo de sistemas tanto nos livros antigos quanto nos livros contemporâneos; a diversidades de registros de linguagem nos livros contemporâneos; a valorização da linguagem materna nos livros antigos; a diversidades de exercícios propostos em ambos os livros. 

Referências

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