DIVISÃO DE FRAÇÕES: UMA ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS E DO DISCURSO DOCENTE
Resumo
Apresentamos nesse trabalho o estudo da prática didática empreendida por um professor ao trabalhar a divisão de frações. Esse trabalho é descrito e analisado na pesquisa conduzida no curso de mestrado em Educação Matemática, a qual culminou com a produção da dissertação intitulada Procedimentos Didáticos Relativos ao Ensino de Números Racionais em Nível de Sexto e Sétimo Ano do Ensino Fundamental. O propósito da pesquisa foi descrever e analisar as práticas do professor de matemática no cotidiano da sala de aula. A análise dessa prática docente é apresentada sob dois aspectos. O praxeológica e a análise do discurso do professor. Na parte praxeológica foi adotada a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard e Josep Gáscon como seus formuladores, para analisar o estudo da divisão de frações conduzida pelo professor. Completa a descrição dessa práxis a visão que o docente tem de sua prática, a qual é apresentada como resultado do tratamento fenomenológico dado à entrevista Como você ensina números racionais? Nesse cenário verificamos que as práticas didáticas refletem, de um lado, a formação do professor, desde suas experiências enquanto aluno na educação básica até a graduação, e de outro, as determinações institucionais para o exercício de sua profissão. Verificamos também que as práticas didáticas efetivas dos docentes quando estão encaminhando o estudo de números racionais com seus alunos, incluindo a divisão de frações, são aquelas classificadas por Josep Gáscon como práticas clássicas, mais propriamente tecnicistas, fenômeno didático que independe da vontade e da formação do professor.
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