DE MÃES A PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Klinger Teodoro Ciríaco FCT- UNESP - Presidente Prudente
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira UFMS
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na linha de pesquisa Práticas Educativas na Formação de Professores. Trata-se de uma discussão sobre o ensino de Matemática disseminado na prática pedagógica de professores polivalentes nos primeiros anos de escolarização, a delimitação deste problema decorre primeiramente do estudo monográfico feito pelos autores. Partimos da premissa de que o ensino de matemática deve partir da realidade em que a criança se insere para posteriormente construir conceitos mais sólidos. Assim como resultado de uma pesquisa feita em nível de Graduação, no caso em Pedagogia, concluímos que os saberes matemáticos ditos como “populares” têm influência no processo de ensino-aprendizagem das crianças, neste sentido buscamos para o Mestrado discutir essa problemática na perspectiva de desvelar os condicionantes e as racionalidades que compõem o processo de rejeição ou opção pelo ensino de Matemática pelos professores. Neste sentido, temos por objetivo uma análise de cunho qualitativo da introdução dos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental, já decodificada na prática pedagógica de professores dos 1º e 2º anos da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. De modo geral, o texto aqui apresentado esta estruturado primeiramente em um estudo teórico, esboçando um panorama das questões teóricas e práticas que envolvem as relações mencionadas entre os conteúdos matemáticos na prática dos professores e as propostas curriculares. O estudo dos conteúdos de matemática preliminares pela via da prática do professor em uma relação com as propostas curriculares é a base inicial de nossa pesquisa. 

Referências

BOGDAN, Roberto C. e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. INEP, 2005. SAEB-2005 Primeiros Resultados: médias de desempenho em perspectiva comparada. fev. 2007. disponível em (http://www.inep.gov.br/saeb2005) acessado em 15/12/2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2.ed. Campo Grande MS: Ed. UFMS, 2005.

CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Ana Lúcia Dias. Na vida dez; na escola zero. – 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1991.

CURI, Edda. Formação de professores de matemática: realidade presente e perspectivas futuras. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo – SP.

D´AMBROSIO, Ubiratan. A relevância do projeto Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF como critério de avaliação da qualidade do ensino de matemática. In: FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: reflexões a partir da INAF 2002. São Paulo: Global, 2004.

FIORENTINI, Dario; JIMÉNEZ, Alfonso. Histórias de aulas de matemáticas: compartilhando saberes profissionais. Campinas, SP: Graf. FE: CEMPEM, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.GOMES, Maristela Gonçalves. Obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos e o conhecimento matemático nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Contrapontos, Itajaí, n. 6, p. 363 -388, set./dez. 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1986.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O Ensino e as Propostas Pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: A formação de professor que ensina matemática: perspectivas pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, Josias Alves de Melo. Educação Matemática e exclusão social: tratamento diferenciado para realidades desiguais. Brasília: Plano Editora, 2002.

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2003.

TOLCHINSKY, L.(1996) Desenhar, Escrever, Fazer Números. In. Teberosky, A.; Tolchinsky, L. Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. Trad. Stela Oliveira. São Paulo : Ática, 1996. p.195-217

VASCONCELLOS, Mônica. Formação docente e entrada na carreira: uma análise dos saberes mobilizados pelos professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2009. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS.

ZUNINO, Delia L. A matemática na escola: aqui e agora. Trad. Juan Acuña Llorens. – 2. ed. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.