DE MÃES A PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, na linha de pesquisa Práticas Educativas na Formação de Professores. Trata-se de uma discussão sobre o ensino de Matemática disseminado na prática pedagógica de professores polivalentes nos primeiros anos de escolarização, a delimitação deste problema decorre primeiramente do estudo monográfico feito pelos autores. Partimos da premissa de que o ensino de matemática deve partir da realidade em que a criança se insere para posteriormente construir conceitos mais sólidos. Assim como resultado de uma pesquisa feita em nível de Graduação, no caso em Pedagogia, concluímos que os saberes matemáticos ditos como “populares” têm influência no processo de ensino-aprendizagem das crianças, neste sentido buscamos para o Mestrado discutir essa problemática na perspectiva de desvelar os condicionantes e as racionalidades que compõem o processo de rejeição ou opção pelo ensino de Matemática pelos professores. Neste sentido, temos por objetivo uma análise de cunho qualitativo da introdução dos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental, já decodificada na prática pedagógica de professores dos 1º e 2º anos da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. De modo geral, o texto aqui apresentado esta estruturado primeiramente em um estudo teórico, esboçando um panorama das questões teóricas e práticas que envolvem as relações mencionadas entre os conteúdos matemáticos na prática dos professores e as propostas curriculares. O estudo dos conteúdos de matemática preliminares pela via da prática do professor em uma relação com as propostas curriculares é a base inicial de nossa pesquisa.
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