O PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E A DEMONSTRAÇÃO EM MATEMÁTICA

  • Marcilene Moreira dos Santos Silva UEMS/NA
  • Antonio Sales UFMS
Palavras-chave: Determinação Didática, Demonstração, Prova

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso que teve por objetivo conhecer o que pensam e como agem os professores do Ensino Fundamental em relação à demonstração de propriedades matemáticas. Contém um resumo histórico da demonstração, a distinção entre prova e demonstração, a finalidade da demonstração e o seu papel na Educação Básica segundo os PCN. A entrevista com quatro professores revela dificuldade em distinguir exemplificação de demonstração e de envolver os alunos no processo de demonstrar. A breve análise baseou-se nos níveis de determinação didática segundo a Teoria Antropológica do Didático. 

Referências

ARSAC, Gilbert. Initiation au Raisonnement Déductif au Collège. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1992.

BALACHEFF, Nicolas. Une étude des processus de preuve em mathématique chez des élèves de Collège.Université Joseph Fourier-Grenoble I, INPG, 1988 (Tese de doutorado).

BICUDO, Irineu. Demonstração em Matemática. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Ano 15, nº 18, p.79-90. Rio Claro: UNESP, 2002

BOYER, Carl B. História da Matemática. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1996.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCÓN, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

DOMINGUES, Hygino H.. A Demonstração ao Longo dos Séculos. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Ano 15, nº 18, p.55-67. Rio Claro: UNESP, 2002.

LAKATOS, Imre. A Lógica do Descobrimento Matemática: provas e refutações. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.

OSÓRIO, Víctor Lários. Demostraciones y conjeturas en la escuela media. Revista Electrónica de Didáctica de las Matemáticas. Año 2, num.3. Enero 2002. Disponível em: <http://www.uaq.mx/matematicas/redm/> Acesso em: ago 2007.

SILVA, Jairo José. Demonstração Matemática da Perspectiva da Lógica Matemática.

BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Ano 15, nº 18, p.68-78. Rio Claro: UNESP, 2002.