RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Maria José Santana Vieira Gonçalves UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
Palavras-chave: Proporcionalidade, Raciocínio Proporcional, Estratégias, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é investigar as principais estratégias relativas ao raciocínio proporcional mobilizadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, diante de situações que envolvam relações proporcionais (direta ou inversa) e situações onde essas relações não existam. Sua relevância está no fato de considerarmos que são muitas as contribuições do raciocínio proporcional para a aprendizagem da Matemática, bem como sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Para atingir o objetivo proposto buscou-se aporte na Teoria das Situações Didáticas (Brousseau). Os procedimentos metodológicos adotados foram os previstos pela Engenharia Didática (Artigue). Para dar fundamentação teórica e didática à pesquisa foi realizado nas análises preliminares, um levantamento bibliográfico sobre as concepções de proporcionalidade e raciocínio proporcional. Na fase da experimentação os dados foram coletados por meio de observações e gravações em áudio das discussões dos alunos durante as sessões de atividades da sequência didática desenvolvida em classe. Nas análises a posteriori realizadas até o momento, constatamos que os alunos participantes da pesquisa possuem noções intuitivas sobre proporções e que conseguem manifestar o raciocínio proporcional por meio de estratégias não convencionais que utilizaram para resolver os problemas propostos. Observamos ainda que os alunos não conseguem, num primeiro momento, distinguir situações proporcionais das não-proporcionais. Verificamos a ocorrência de alguns erros ao resolverem os problemas que não envolvem relações proporcionais vinculados a determinadas regras do contrato didático. Esperamos, ao concluir essa pesquisa, contribuir para o avanço das investigações sobre o desenvolvimento do raciocínio proporcional dos alunos bem como levantar novas questões para o avanço dos estudos sobre o tema investigado. 

Referências

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