A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA INTRODUÇÃO DA ÁLGEBRA EM UM MANUAL DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rosane Corsini Silva Nogueira UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: Álgebra, Livros Didáticos, Organização Didática

Resumo

Nesse artigo apresentamos o estudo da Organização Didática de uma das três coleções de livros didáticos por nós analisados, do 7º ano, do capítulo destinado a equações do 1º grau, quando o assunto é introduzido no Ensino Fundamental brasileiro, cujo foco foi caracterizar o ensino da Álgebra nesse nível. Nosso objetivo nesse texto é, além de apresentar parte de nossa dissertação de mestrado concluída, é demonstrar como procedemos no momento de realizar o estudo da referida Organização Didática em nossa pesquisa. Com o intuito de dar suporte ao entendimento dos estudos ora apresentados, descrevemos de maneira bem sucinta alguns objetos presentes na Teoria Antropológica do Didático – TAD, tais como Organização Matemática, Organização Didática e a noção de momentos didáticos, pois estes nos auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, tanto nas análises como na interpretação dos dados obtidos nos estudos realizados. A Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1998) é um prolongamento de duas outras teorias desenvolvidas por Chevallard: a Transposição Didática que estuda as transformações que um saber sofre para que possa ser ensinado, e a ecologia dos saberes, que se interessa às condições sob as quais um determinado saber vive em uma instituição, que para Chevallard pode ser um país, uma escola, um livro didático, etc. A análise permite vislumbrar as escolhas do autor no tocante à apresentação e condução do conteúdo. Esse estudo marca os momentos didáticos, ou momentos de estudo presentes no capítulo, que são reconhecidos de acordo com o encontro com as praxeologias (T, ) presentes nos manuais. 

Referências

DANTE, Luíz Roberto, Tudo é Matemática: livro do professor. São Paulo: Ática, 2002.

BOSCH, Mariana Casabó. Un punto de vista antropológico: La evolución de los “instrumentos de representación” em la actividad Matemática. 2000. Disponível em: <http://www.ugr.es/local/seiem/IV_Simposio.htm> . Acesso em: 24 set. 07.

CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Actes de l’U.E. de la Rochelle, 1998.

_____. Organiser l’étude 1. Structures et Fonctions, in Dorier, J – L. Et al (eds) Actes de la 1 lième Ecole d’été de didactique des mathématiques – corps –21–30 Août 2001, Grenoble : La Pensée Sauvage, pp 3–22.

CHEVALLARD, Yves, BOSCH, Mariana, GASCÓN, Josep. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução: Daisy Vaz de Moraes, Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

NOGUEIRA, R.C., A Álgebra nos livros didáticos do Ensino Fundamental: uma análise praxeológica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2008.