A DIMENSÃO DA LÍNGUA E DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS.

  • Maria Aparecida Mendes de Oliveira Secretaria Estadual de Educação/MS
Palavras-chave: educação indígena, etnomatemática, formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa concebida com o como objetivo apontar e analisar as tensões surgidas no processo de discussão do currículo que oriente a formação de professores indígenas, junto a um grupo coletivo de pesquisa-ação formado por professores indígenas (matriculados no curso) e professores não-indígenas que atuam como formadores de um curso de Licenciatura em Matemática, Guarani e Kaiowá do estado de Mato Grosso do Sul. Esta Licenciatura é uma das habilitações específicas do curso de Licenciatura Intercultural Indigena Teko Arandu (Viver com sabedoria) oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Temamos como bases teóricas uma perspectiva critica do currículo e o campo da Etnomatemática. Destacaremos dentre as tensões que ficaram evidenciadas, a dimensão da língua e da linguagem quando se trata do ensino de matemática para estas comunidades. Observa-se que a produção de significados nos discursos das instituições escolares, que por meio da imposição da língua portuguesa, tentou ao longo do processo de escolarização dos indígenas, e ainda hoje presentes, impuseram práticas de significação da sociedade não indígena, desconsiderando as práticas de significação das sociedades indígenas. 

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