FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS EM CENÁRIO INTERCULTURAL

  • MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Palavras-chave: interculturalidade, formação de professores de matemática, professor indígena

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir quais conhecimentos são necessários a um professor indígena no âmbito da educação intercultural.  Partimos das reflexões acerca da formação de professores indígenas de matemática, do contexto da escola indígena onde estes professores atuam e da rede de conhecimentos que vão se desenhando ao longo do processo de formação destes professores. Tratamos de pensar quais conhecimentos são necessários à formação de um profissional na perspectiva da interculturalidade. Ensaiamos estas reflexões considerando o trabalho de pesquisa realizado junto a formação de professores indígenas, em curso de formação específica, na habilitação em matemática. Trazemos para analise o que os documentos oficiais preconizam sobre as competências e habilidades exigidas para a formação de um professor em contexto intercultural. Ao pensar a formação inicial de matemática temos que ter em consideração que em contextos culturais indígena o ensino de matemática não pode ser separado das práticas culturais do grupo. E que os conhecimentos necessários a formação de professores indígenas de matemática devem contribuir para que estes exerçam o papel de mediador, não só dos conhecimentos a serem ensinados nas escolas, mas também das relações que são estabelecidas fora e dentro de suas aldeias.

Biografia do Autor

MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA NA FACULDADE INTERCULTURAL INDÍGENA DA UNIVERSIDDE FEDERAL DA GRANDE DOURADAS. PÓS GRADUANDA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Referências

BRASIL (MEC/SEF/DPE) Coordenação-Geral de Apoio às Escolas Indígenas. Referenciais Para a Formação de Professores Indígenas. Brasília: MEC, 2002.

CANDAU, V. M. (org). Didática Critica Intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes. 2012.

Fiorentini, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 29, 2008, pp. 43-70.

FLEURI, R. M. Desafios da Educação Intercultural no Brasil. In: Revista PerCursos. Florianópolis: Udesc/NEPP, v. 1, n. 2, 2001, p. 109-128. Disponível em: < http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC16/16-2.pdf>. Acesso em: 10 de mar de 2017.

GÓMEZ ZERMEÑO, M. Competencias interculturales en instructores comunitarios que brindan servicio a la población indígena del estado de Chiapas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 2010. Disponivel em: < http://redie.uabc.mx/vol12no1/contenido-gomezzermeno.html>. Acesso em: 02 de abr de 2017.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MACHADO, N. J. Educação competência e qualidade. 2 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

Ponte, J. P. da. A vertente profissional da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática em Revista, Nº 11A, 2002,pp. 3-8.

TUBINO, Fidel. Entre el multiculturalismo y la interculturalidad: más allá de la discriminación positiva En: Fuller, Norma (ed.): Intercultualidad y Política. Desafíos y posibilidades, Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales el Perú, Lima, 2002, pp.51-76.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural In: Construyendo Interculturalidad Crítica. III-CAB. Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. La Paz – Bolivia, 2010, 75-96. Disponível em: <http://www.flacsoandes.edu.ec/interculturalidad/wpcontent/uploads/2012/01/Interculturalidad-Cr%C3%ADtica-y-Educaci%C3%B3n-Intercultural1.pdf>. Acesso em: 20 de nov de 2014.

Publicado
2017-09-21
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021