FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS EM CENÁRIO INTERCULTURAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir quais conhecimentos são necessários a um professor indígena no âmbito da educação intercultural. Partimos das reflexões acerca da formação de professores indígenas de matemática, do contexto da escola indígena onde estes professores atuam e da rede de conhecimentos que vão se desenhando ao longo do processo de formação destes professores. Tratamos de pensar quais conhecimentos são necessários à formação de um profissional na perspectiva da interculturalidade. Ensaiamos estas reflexões considerando o trabalho de pesquisa realizado junto a formação de professores indígenas, em curso de formação específica, na habilitação em matemática. Trazemos para analise o que os documentos oficiais preconizam sobre as competências e habilidades exigidas para a formação de um professor em contexto intercultural. Ao pensar a formação inicial de matemática temos que ter em consideração que em contextos culturais indígena o ensino de matemática não pode ser separado das práticas culturais do grupo. E que os conhecimentos necessários a formação de professores indígenas de matemática devem contribuir para que estes exerçam o papel de mediador, não só dos conhecimentos a serem ensinados nas escolas, mas também das relações que são estabelecidas fora e dentro de suas aldeias.
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