PANORAMA DE UM ESTUDO SOBRE A FATORAÇÃO

  • Miriam Guadagnini Universidade Anhanguera de São Paulo

Resumo

Apresentamos parte de uma pesquisa acerca do ensino e aprendizagem da álgebra, especificamente, de fatoração numérica e algébrica. Tomamos como fundamentação teórica a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard, e como metodologia, o Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP de Chevallard e colaboradores. Realizamos estudo da ecologia e das praxeologias do ensino de fatoração numérica e algébrica, presentes nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da ecologia em livros didáticos. Os resultados das análises mostram que as fatorações numérica e algébrica são introduzidas e esgotadas nos 6o e 8o anos respectivamente, o que parece representar conhecimentos dissociados tanto para as propostas do PCN como para os professores.

Referências

BARQUERO, B. et al. Los recorridos de estudio e investigación y la modelizacion matemática em la enseñanza universitária de las ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v.29(3), p. 339-352, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, 1998.

BROUSSEAU, G. Educación y Didáctica de las Matemáticas. Educación Matemática. México, 1999.

CASTRUCCI, B. et al. Matemática. (5a série e 7a serie), editora FTD, 1976.

CHEVALLARD, Y. Conditions et Contraintes de la Recherche en Didactique des Mathématiques: um témoignage. 2011. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr. Acesso em 5 de fevereiro de 2016

_____________. La notion d’ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et éléments de réponse a partir de la TAD, 2009. Disponível em http://yves.chevallard,free.fr/. Acesso em: 23 de março de 2016.

_____________. La notion de PER: problèmes et avancées. 2009a. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/. Acesso em 25 de fevereiro de 2016.

_____________. Passé et présent de la Théorie Anthropologique du Didactique, 2007. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr. Acesso em: 21 de agosto de 2015

_____________. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. 1998. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr. Acesso em: 13 de março de 2016

_____________. Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 12(1), p. 73-112, 1992.

DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática. (6o e 8o ano), editora Ática, 2012.

DIAS, M. A. Problèmes d’articulation entre points de vue “cartésien” et “paramétrique” dans l’enseignement de l’algèbre linéaire. 510f.Thèse de Doctorat, Université Paris 7, Paris, 1998.

MERCIER, A. La transposition des objets d’enseignement et la definition de l’espace didactique, en mathématiques. Revue Française de Pédagogie, n° 141, octobre-novembre-décembre 2002, p.135-171.

SANGIORGI, O. Matemática Curso Moderno. Editora Companhia Nacional: São Paulo, 1966.

Publicado
2017-09-21
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021