MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA E DE ÁLGEBRA EM ESTUDOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA
Resumo
Este artigo está vinculado ao trabalho de pesquisa que teve como objetivo principal investigar a mobilização e a articulação de conceitos de Geometria Plana e de Álgebra em estudos da Geometria Analítica, por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Nessa pesquisa foi elaborada uma sequência de atividades, fundamentada nos princípios da Engenharia Didática e embasada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Com a intenção de provocar e favorecer conversões entre registros foi utilizado, na aplicação da sequência, o software grafeq, além do papel e lápis. Nesse texto apresentamos alguns resultados referentes a duas das atividades desenvolvidas na pesquisa. Os resultados obtidos permitem concluir que os acadêmicos apresentaram dificuldades nos dois sentidos de conversão, isto é, do registro algébrico para o geométrico e vice versa, assim como nos tratamentos de cada registro. Também foi possível perceber que as retroações oferecidas pelo software foram fundamentais para que os acadêmicos manifestassem algum tipo de evolução em suas estratégias.
Referências
ARTIGUE, Michelle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean (org.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193–217.
BITTAR, Marilena. Diferentes aspectos do uso das novas tecnologias na aprendizagem da matemática. In: Anais do VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. São Paulo: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001.
BITTAR, Marilena. A escolha do software educacional e a proposta didática do professor. In: BELINE, Willian; COSTA, Nicole Meneguelo Lobo. (Orgs.). Educação Matemática, tecnologia e formação de professores: Algumas reflexões. 1 ed. Campo Mourão: FECILCAM, 2010. p. 215-242.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Mec, 2006.
DAMM, Regina Flemming. Registros de Representação. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3 ed. São Paulo: EDUC, 2008. p. 167-188.
DE PAULA, Adnilson Ferreira. Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2011.
DIRETRIZES Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2011.
DUVAL, Raymond. Registros de Representação Semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Aprendizagem em Matemática: Registro de Representação Semiótica. 1 ed. São Paulo: PAPIRUS, 2003. p. 11- 33.
DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
GOULART, Juliana Bender. O estudo da equação Ax2+By2+Cxy+Dx+Ey+F=0: Utilizando o software Grefeq - uma proposta para o Ensino Médio. 2009. 159 f. Dissertação(mestrado profissionalizante no Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
RICHIT, Adriana. Projetos em geometria analítica usando software de geometria dinâmica: repensando a formação inicial docente em matemática. 2005. 169 f.
Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.