ERROS EM ÁLGEBRA ELEMENTAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Franciele Rodrigues de Moraes UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: Erros, Álgebra, Esquemas, Aplusix, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Apresenta-se nesse artigo elementos de uma pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo geral é Investigar erros na aprendizagem da álgebra e sua superação por alunos do 1º ano do ensino médio com o auxílio do software Aplusix e de um ambiente virtual de aprendizagem. Para este estudo usamos a Teoria dos Campos Conceituais para compreender os erros e dificuldades de apreensão de um conceito. A partir de estudos sobre dificuldades de aprendizagem, erros e concepções algébricas, estão sendo elaboradas atividades procurando identificar, por meio dos esquemas mobilizados pelos alunos, alguns teoremas em ação falsos utilizados pelos alunos na resolução dessas atividades. Além disso, serão propostas atividades visando à desestabilização desses teoremas, buscando a superação dos erros e dificuldade manifestada pelos alunos. Os exercícios são resolvidos usando o Aplusix, o que permite, aos alunos, validação constante das suas atividades facilitando, juntamente com o ambiente virtual de aprendizagem, nosso acompanhamento individual dos erros dos alunos. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021