A CONTRIBUIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ESTUDO DA GEOMETRIA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo é resultado parcial de um projeto de pesquisa que inclui várias sessões de atividades com alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Nova Andradina. Traz a análise de uma atividade desenvolvida com o objetivo de estudar a contribuição do uso da argumentação no estudo da matemática, por alunos do ensino fundamental. Descreve o processo de interação do pesquisador com os sujeitos em uma sequência de sessões ocorridas durante o último bimestre de 2011, envolvendo o estudo da geometria plana. Tem como referencial de análise a teoria dos raciocínios proposta por Pierce e é uma pesquisa descritiva. Os resultados apontam que a argumentação contribui para que os raciocínios abdutivo, indutivo e dedutivo se manifestem e a demonstração didática entre em evidência.
Referências
ARSAC, Gilbert. Initiation au Raisonnement Déductif au Collège. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1992.
ANDRÉ, Marli Eliza D.A.; LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDUSP, 1986.
CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCÓN, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
MARTINS, Joel. A pesquisa qualitativa. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991 (p.47-58).10
NORONHA, Olinda Maria. Pesquisa participante: repondo questões teórico-metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991 (p. 137-143)
OLÉRON, Pierre. L´Argumentation. 2 ed. Paris: PUF, 1987.
PEDEMONTE, Bettina. Etude didactique et cognitive des rapportes de l´argumentation et de la démosntration dans l´aprentissagem des mathetmatiques. Grenoble,Fr:Université Joseph Fourier-Grenoble I; Gênova, It: Université de Genova, 2002.Tese (doutorado).
PEIRCE, Charles Sanders. Escritos coligidos. 3.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.(Coleção Pensadores)
PLANTIN, Christian. A argumentação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
TOULMIN, Stephen Edelston. Os usos do argumento. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.