UM OLHAR SOBRE A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE

  • Sonia Maria Monteiro Burigato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo investigar a introdução do conceito de limite de função com estudantes do Brasil e da França. Neste texto apresentamos alguns encaminhamentos desta pesquisa que já realizamos no Brasil. Elaboramos e aplicamos atividades com três tipos de situações relativas à apresentação do conceito de limite, com base em alguns estudos e também na teoria dos campos conceituais. As primeiras análises das produções dos estudantes diante das situações propostas estão dando indícios de que eles mobilizam esquemas que nem sempre já estão estáveis para situações que eles já viram na educação básica.

Referências

ARTIGUE, M. La enseñanza de los princípios del cálculo: problemas epistemológicos, cognitivos y didácticos. In Ingeniería Didáctica em Educación Matemática: Un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Grupo Editorial Iberoamérica. Bogotá, 1995, p. 97-140.

BARUFI, M. C. B. A Construção/negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. Tese de Doutorado. USP-SP, 1999.

CORNU, B. Apprentissage de la notion de limite: conceptions et obstacles. Tese de doutorado - Universidade de Grenoble. 1983.

CURY, H. N.; CASSOL, M. Análise de erros em Cálculo: uma pesquisa para embasar mudanças. ACTAS CIENTIAE, Canoas, v.6, 2004, p.27-36.

REIS, F. da S. A Tensão entre o Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise: A visão de Professores- Pesquisadores e autores de Livros Didáticos. Tese de doutorado (em Educação) UNICAMP, Campinas/SP, 2001.

SIERPINSKA, A. Obstacles épistémologiques relatifs à la notion de limite. Recherches em Didactique des Mathématiques, vol. 6, n.1, p. 5-67, 1985.

VERGNAUD, G. La théorie de champs conceptuels. Recherches em Didactique de Mathématiques, Editora La Pensée Sauvage, Grenoble, França, 1990, v.10, n.2.3, p.133-170.

Publicado
2017-09-25
Seção
GT1 - XI SESEMAT: Ensino e Aprendizagem da Matemática