PROFESSORES DO LICEU DE GOIÁS (1847 – 1920): CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DAS APROPRIAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR

  • Luiz Carlos Pais UFMS
  • Viviane Barros Maciel UFMS
Palavras-chave: História da Educação Matemática, História da Matemática Escolar, Professores do Liceu de Goiás, Apropriações da Matemática Escolar

Resumo

O presente artigo busca mostrar que conhecer os docentes que ensinam matemática pode revelar um campo rico para se entender como os saberes matemáticos são apropriados em determinado tempo e espaço consolidando representações sobre a escola e o ensino da matemática escolar. Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado, recentemente concluída, que buscou analisar dinâmicas de circulação e apropriações da matemática escolar no Brasil, nas relações que articulam o ensino secundário do Liceu de Goiás e do Colégio Pedro II, no período compreendido entre 1856 e 1918. Para tanto foi necessário o aporte teórico-metodológico de autores como: André Chervel e sua reflexão sobre o papel do docente no ensino, Roger Chartier e Demerval Saviani que apresentam a noção de apropriação e Marc Bloch que destaca a importância do homem para a história. Neste artigo, um destaque foi dado a três professores do Liceu de Goiás: o italiano e médico Vicente Moretti Foggia, que aposentou-se em 1868, após 21 anos de serviços prestados como professor, o engenheiro Joaquim Rodrigues de Moraes Jardim, que permaneceu nesta instituição por 10 anos, se exonerando em 1886 e o agrimensor Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, professor vitalício desde 1907 até 1920. As análises indicam que, por mais que leis, reformas e programas de ensino prescrevam conteúdos a ensinar e livros e métodos a adotar, o ensino de matemática é resultado dos usos e das interpretações que professores fazem das finalidades que são impostas à escola. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021