UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS: O CASO DE SÃO GABRIEL DO OESTE (MS)

  • Ezequiel Danielson Arantes UFMS
  • Thiago Pedro Pinto UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância, Formação de Tutores, Universidade Aberta do Brasil (UABII)

Resumo

Neste trabalho pretendemos lançar vistas a um dos personagens da Educação a Distância: o tutor presencial, focaremos nosso estudo no Polo de apoio presencial da UFMS, do sistema Universidade Aberta do Brasil II, na cidade de São Gabriel do Oeste do curso de Matemática. A Educação a Distância é um processo de ensino e aprendizagem mediado por diversos personagens e tecnologias, os quais visam possibilitar a alunos e professores interagirem em tempos e espaços diferentes. O sistema em questão pressupõe a existência de um Tutor Presencial, é sob este personagem que lançaremos nossas questões neste trabalho, dentre elas: como o tutor se percebe no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância? Como Funciona o Sistema de Tutoria? Quais os papeis ele desenvolve ao longo do processo formativo? Ao encontro destas questões entrevistaremos personagens que desenvolvem este papel no referido polo, as entrevistas e tratamento dos dados seguirão os preceitos da História Oral conforme utilizada no Grupo de Pesquisa HEMEP3, a qual esta pesquisa está inserida. 

Referências

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Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021