MOMENTOS DE ESTUDO VIVENCIADOS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma experiência vivenciada por acadêmicos de um curso de licenciatura em computação durante as aulas de Geometria Analítica. A atividade fora proposta com o objetivo de observar a aplicabilidade da Teoria Antropológica do Didático no que diz respeito aos momentos didáticos discutidos pelos proponentes da Teoria. Apresenta um trabalho desenvolvido por acadêmicos e na articulação entre teoria e prática é possível observar e vivência dos referidos momentos.
Referências
BOYER, Carl B. História da Matemática. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher LTDA, 1966.
BRASIL. Secretaria de Educacao Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:Matematica. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo da Teoria das Situações Didáticas: conteúdos e metodos de ensino. Sao Paulo: Atica, 2008
CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCON, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CHEVALLARD, Yves. Aspectos problematicos de la formacion docente. Conferencia impartida en las XVI Jornadas del Seminario Interuniversitario de Investigación em Didáctica de las Matemáticas (SI-IDM), Escuela de Magisterio de Huesca, Universidad de Zaragoza, 1 de abril de 2001.
GONÇALVES JUNIOR, Oscar. Matemática por Assunto, volume 6: geometria plana espacial. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1995.
LINTZ, Rubens G. História da Matemática. Blumenau, SC: Ed. Da FURB, 1999 (v.1).
MACHADO, Antonio dos Santos. Álgebra Linear e Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Atual, 1982.
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.