TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: CONHECIMENTOS PARA SEU ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Esta pesquisa é uma investigação qualitativa realizada com alunos do último ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Investiga as possibilidades potenciais dos mesmos para ressignificar os conhecimentos científicos de trigonometria no triângulo retângulo rumo à mobilização em conhecimentos para o ensino. Foram tomados como referencial para a discussão os pressupostos teóricos de Shulmam a partir da base de conhecimentos necessários ao professor para o ensino. As análises apontam que as estratégias adotadas pelos sujeitos para o desenvolvimento das atividades de ensino se fizeram pautadas na mera reprodução da estrutura formal. Observou-se, ainda, que a carência dos conhecimentos pedagógicos gerais e as distorções significativas do conhecimento curricular reforçaram a limitação dos sujeitos-formandos observados para elaboração dos conhecimentos pedagógicos do conteúdo, que possibilitariam as adequações de tais conhecimentos para o ensino.
Referências
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2).
DAMICO, A. Uma investigação sobre a formação inicial de professores de Matemática para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. Tese de doutorado em Educação Matemática. São Paulo: PUC, 2007.
ENNIS, C. Knowledge and beliefs underlying curricular expertise. Quest, Champaign, v.46, n.2, p.164-75, 1994.
MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. Shulman. Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, RS, v.1, n. 29, nº. 2, 2004.
PONTE, João Pedro. A vertente profissional da formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática em Revista. nº 11 A, pp. 3-8. (revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática), 2002.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher: Washington, v. 15, n.2, February, 1986. p. 4-14.
SHULMAN, L.S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 57, n.1 February, 1987. p. 1-22.