O USO DA FATORAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2o GRAU POR ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de uma atividade referente à pesquisa em que se investigou a mobilização de registros numérico, algébrico e geométrico, por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ao resolverem equações do segundo grau na forma completa, por meio de fatoração. Para atingir tal objetivo foram utilizados como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida na França por Guy Brousseau (1986) e também a Teoria dos Registros de Representação Semiótica concebida por Raymond Duval (1995). O referencial metodológico no qual nos apoiamos foi a Engenharia Didática, conforme descrição de Artigue. Constatamos que no tratamento algébrico houve erros provenientes da manipulação algébrica e, dificuldade com a conversão do registro algébrico para o registro geométrico. Foi observado que a utilização numa mesma atividade dos registros algébrico e geométrico contribuiu para a busca dos erros e de resolução satisfatória, favorecendo o desenvolvimento de situações adidáticas de validação.
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