PROFESSORES DE MATEMÁTICA E OS LIMITES CONCEITUAIS ACERCA DOS NÚMEROS INTEIROS

  • Thifany Jordão Lopes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Cíntia da Silva Mascarin Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Palavras-chave: Formação Continuada, Professores de Matemática, Números Inteiros, Nexos conceituais

Resumo

A partir do que professores de Matemática expressaram nas interações sociais propiciadas por ações de formação continuada, o presente trabalho apresenta um recorte das falas que apontam as dificuldades conceituais de tais professores acerca dos números inteiros. Os dados aqui apresentados são resultados preliminares de uma pesquisa qualitativa junto a/com professores de Ciências e Matemática no que se refere reconceptualização do fazer docente em um processo de reflexão coletiva. Em termos metodológicos, com base no pensamento de Vygotsky sobre o papel da interação social para o desenvolvimento humano e com a permissão de todos os participantes da pesquisa, foram registradas em vídeo as reflexões, discussões coletivas e intervenções realizadas. O recorte e análise das transcrições considerou o episódio que evidencia os limites conceituais que prejudicam o processo de reconceptualização dos números inteiros. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021