USO DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA INICIAR O ESTUDO DE FUNÇÃO: EXPERIÊNCIA, E PRIMEIRAS ASSIMILAÇÕES.

  • João Paulo Fernandes de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Registros de Representação Semiótica, Modelagem Matemática, Função.

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre a questão: Quais procedimentos os alunos podem desenvolver em atividades pensadas a partir da teoria de Registros de Representação Semiótica e desenvolvidas sob o viés da Modelagem Matemática?  Para realizar tal reflexão será apresentado um relato de atividades realizadas em uma escola pública de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio noturno. Tais atividades vieram como proposta para iniciar o estudo de função, envolvendo a construção de diferentes representações semióticas de uma mesma função como a algébrica, a tabular, por conjuntos e gráfica. Durante e após as confecções, houve debate sobre o conceito estudado e alguns exercícios envolvendo a construção de diferentes representações de funções. A teoria que sustentou tanto a elaboração das atividades quanto a reflexão destas foi Registros de representações semiótica, proposta por Duval, e as leituras bases foram Duval e Moretti (2012) e Freitas e Rezende (2013). O desenvolvimento das atividades se deu sob o viés da Modelagem Matemática.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática UFMS, Campo Grande, participante do Grupo da Fronteira de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GFEPEM).

Referências

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Publicado
2018-09-14