A COMPETÊNCIA DE "OLHAR PROFISSIONALMENTE" O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Sonner Arfux de Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Tecnologia Educativa, Formação continuada, Mirada profissional

Resumo

No artigo apresentamos os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento que busca compreender as relações entre os diferentes componentes do conhecimento que os professores devem ter para construírem ações educativas e resolverem situações problemáticas da aula. Nessa perspectiva de identificar aspectos que impulsionam o desenvolvimento da competência de olhar profissional (em inglês, professional noticing) sobre a docência que lhe permita “entrever” o pensamento matemático do aluno nos fundamentamos teoricamente nos estudos de Llinares. O objetivo da pesquisa é investigar como auxiliar o professor a desenvolver essa competência de “olhar com sentido” para identificar o raciocínio do aluno. A pesquisa se desenvolve em uma formação continuada para professores do Ensino Fundamental – Anos finais e do Ensino Médio, investigando quais aspectos contribuem para o desenvolvimento da competência de “Olhar Profissionalmente” de professores de Matemática quando ensinam geometria na presença da tecnologia. A fundamentação teórica da formação docente veio dos estudos de Imbernón quanto a formar o professor na e para a mudança, dos conceitos de professor reflexivo  e de reflexão compartilhada segundo Zeichher e quanto aos conhecimentos docentes para ensinar com tecnologia nos fundamentamos no modelo TPACK de Mishra e Khoeler. A metodologia é a qualitativa do tipo Design Based Research, a coleta de dados feita por questionário, observação participante e por recolha dos materiais produzidos nos encontros, com análise interpretativa.

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Publicado
2018-09-14