CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS
Resumo
Esse texto realiza uma aproximação teórico-metodológica por meio da análise do discurso com teorizações de Michel Foucault e interlocutores, a partir do questionamento: que enunciados emergem sobre o professor no currículo construído pelo discurso da EMC nos trabalhos dos ENEM’s de 2010, 2013 e 2016? Tem por objetivo apresentar e analisar a construção do enunciado que diz que o professor de matemática repensa os conteúdos. A partir da análise dos textos dos ENEM’s, apresenta como resultado que esse enunciado está relacionado a um enunciado amplo que diz da responsabilização do professor de matemática ao dever de alicerçar a consciência do educando e torná-lo crítico e a um outro enunciado que diz que a formação do professor precisa ser plural. Argumenta, ainda, que o enunciado sob análise se entrelaça com ideias da virada sociopolítica da Educação Matemática. Conclui que o enunciado tem produzido efeitos de verdade que estariam relacionados a um currículo em ação e que ele possui uma vontade de verdade que busca dominar, por meio de um currículo-EMC, o que vem a ser um professor de matemática, distinguindo aquilo que é verdadeiro do que não é que um currículo-EMC coloca em funcionamento.
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