CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS

  • Júlio César Gomes de Oliveira "Instituto Federal do Mato Grosso do Sul"
  • Deise Maria Xavier de Barros Souza "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"
Palavras-chave: Análise do discurso, Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Currículo, Professor, Sujeito

Resumo

Esse texto realiza uma aproximação teórico-metodológica por meio da análise do discurso com teorizações de Michel Foucault e interlocutores, a partir do questionamento: que enunciados emergem sobre o professor no currículo construído pelo discurso da EMC nos trabalhos dos ENEM’s de 2010, 2013 e 2016? Tem por objetivo apresentar e analisar a construção do enunciado que diz que o professor de matemática repensa os conteúdos. A partir da análise dos textos dos ENEM’s, apresenta como resultado que esse enunciado está relacionado a um enunciado amplo que diz da responsabilização do professor de matemática ao dever de alicerçar a consciência do educando e torná-lo crítico e a um outro enunciado que diz que a formação do professor precisa ser plural. Argumenta, ainda, que o enunciado sob análise se entrelaça com ideias da virada sociopolítica da Educação Matemática. Conclui que o enunciado tem produzido efeitos de verdade que estariam relacionados a um currículo em ação e que ele possui uma vontade de verdade que busca dominar, por meio de um currículo-EMC, o que vem a ser um professor de matemática, distinguindo aquilo que é verdadeiro do que não é que um currículo-EMC coloca em funcionamento.

Referências

BENNEMANN, M.; ALLEVATO, N. S. G. Uma experiência de formação continuada envolvendo Educação Matemática Crítica e tecnologias de informação e comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-13.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1995, p. 231-249.

MESQUITA, F. N. A.; CARVALHO; J. C.; GUERRA, R. B. Articulação de conteúdos no livro didático e a Educação Matemática Crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010. Salvador. Anais... Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010. p. 1-10.

NETO, V. F. Educação Matemática Crítica e Educação do Campo: reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-13.

OLIVEIRA, M. G. M.; PAIVA, M. A. V. Caminhos para uma Educação Crítica: os saberes docentes na perspectiva da Educação Matemática Crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-15.

PAIS, A.; VALERO, P. Researching research: mathematics education in the Political. Educational Studies in Mathematics, v. 80, n. 1–2, p. 9–24, 23 maio 2012.

REIS, J. F.; FERREIRA, R. Etnomatemática como meio para uma aprendizagem significativa da matemática: contextos pautados na realidade sócio-cultural dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010. Salvador. Anais... Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010. p. 1-10.

SILVA, M. A. Currículo e Educação Matemática: a política cultural como potencializadora de pesquisas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 1-23, 2018, no prelo.

Valero, P., Discourses of power in mathematics education research: concepts and possibilities for action. PNA, v. 2, n. 2, p. 43-60, 2008.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado
2018-09-14