REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E AS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA NA VULGATA ESCOLAR

  • Anderson Soares Muniz Facsul - Faculdade Mato Grosso do Sul
  • Juliany Candido Ribeiro Rabelo Facsul - Faculdade Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Cultura Escolar, Temas de Estudo, Vulgata, Escala qualitativa de Exercícios.

Resumo

Nosso artigo procura descrever as estratégias adotadas pelos alunos do sétimo  do ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Campo Grande. Refere-se à resolução de exercícios  que podem ser resolvidos por meio de uma equação do primeiro grau. Os exercícios  utilizados na sesssão de aplicação foram retirados da coleção Tudo é Matemática, do autor Luiz Roberto Dante. Assim, a partir de uma análise preeliminar, buscamos responder a seguinte questão: o estudo do conteúdo equações do primeiro grau favorece a resolução de exercícios de Matemática? Iniciamos, apresentando a importância do estudo da álgebra na cultura escolar. Depois, algumas noções da História das disciplinas Escolares, desenvolvidas pelo pesquisador André Chervel, e também as contribuições da teoria para a constituição do conceito de exercício, a presença de uma hierarquia entre os diferentes exercícios típicos da disciplina escolar. Também dedicamos aos procedimentos metodológicos adotados em nossa pesquisa. Fizemos as reflexões sobre a sessão de aplicação dos exercícios aos alunos. Cabe ressaltar que esta sessão é apenas um piloto de uma pesquisa a ser desenvolvida em um grupo de pesquisa em costituição. Finalmente, apresentamos nossas reflexões e percalços na aplicação dos exercícios retirados do extrato do livro e na produção dos alunos.

Biografia do Autor

Anderson Soares Muniz, Facsul - Faculdade Mato Grosso do Sul
Mestre em Educação Matemática pela UFMS, Professor do curso de Licenciatura Plena em Matemática na FACSUL - Faculdade Mato Grosso do Sul da disciplinas de História da Matemática, Geometria Plana, Geometria Espacial e Matemática Interdisciplinar.
Juliany Candido Ribeiro Rabelo, Facsul - Faculdade Mato Grosso do Sul
Aluna do 3° semestre do Curso de Licenciatura de Matemática da Facsul - Faculdade de Mato Grosso do Sul.

Referências

ARAÚJO, A. J. O ensino de álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equações do 1º grau à luz da Teoria antropológica do didático. 2009, Tese (Doutorado) – UFPE, Recife.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: ensino fundamental 6ª série. Livro do Professor – São Paulo: Ática, 2005.

LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativa;2007.

MALINOWSKI, B. (trad. 1970). Uma teoria científica da cultura. Rio de Janeiro: Zahar.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Matemática: Ensino de quinta a oitava séries. . Brasília : MEC /SEF, 1998.

SEVERINO, Antônio Jaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. ver. Atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

VIANNA, H. M. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007. (Série Pesquisa, v. 5) 108p.

Publicado
2018-09-14