REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E AS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA NA VULGATA ESCOLAR
Resumo
Nosso artigo procura descrever as estratégias adotadas pelos alunos do sétimo do ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Campo Grande. Refere-se à resolução de exercícios que podem ser resolvidos por meio de uma equação do primeiro grau. Os exercícios utilizados na sesssão de aplicação foram retirados da coleção Tudo é Matemática, do autor Luiz Roberto Dante. Assim, a partir de uma análise preeliminar, buscamos responder a seguinte questão: o estudo do conteúdo equações do primeiro grau favorece a resolução de exercícios de Matemática? Iniciamos, apresentando a importância do estudo da álgebra na cultura escolar. Depois, algumas noções da História das disciplinas Escolares, desenvolvidas pelo pesquisador André Chervel, e também as contribuições da teoria para a constituição do conceito de exercício, a presença de uma hierarquia entre os diferentes exercícios típicos da disciplina escolar. Também dedicamos aos procedimentos metodológicos adotados em nossa pesquisa. Fizemos as reflexões sobre a sessão de aplicação dos exercícios aos alunos. Cabe ressaltar que esta sessão é apenas um piloto de uma pesquisa a ser desenvolvida em um grupo de pesquisa em costituição. Finalmente, apresentamos nossas reflexões e percalços na aplicação dos exercícios retirados do extrato do livro e na produção dos alunos.
Referências
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