TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPLORANDO A ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

  • Fernanda Gabriela F S Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Anos iniciais, Aplicativos de Internet, Integração de tecnologias

Resumo

Neste artigo são discutidos alguns dados produzidos em uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa tem por objetivo analisar conhecimentos mobilizados e construídos por um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participarem de uma ação de formação para/com o uso de tecnologias digitais no ensino das operações fundamentais. Foram realizadas ações de formação com um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam em uma escola pública da rede municipal de Campo Grande/MS, com encontros presenciais na escola e ações a distância. Neste artigo serão discutidas ações do grupo em que se estudou a temática da construção de números e adição de números naturais. A metodologia da formação foi desenvolvida a partir de casos de ensino, e as tecnologias digitais usadas foram a TV, notebook, projetor e o applet Base Ten Blocks. Conforme relatos, dos professores, há indícios do início de processo de integração de tecnologias às aulas de matemática.

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Publicado
2019-09-15