SENTIMENTOS E REFLEXÕES MOBILIZADAS NO PROCESSO DE APRENDER A SER UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Ingridy Maria Mirandola dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Matheus Ávila Rechinelli Leal Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Eduarda Proença Afonso Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Professor. Ansiedade. PIBID

Resumo

No texto estaremos abordando nossas experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Como lidamos conhecendo os nossos alunos e os observando, e também estaremos falando um pouco de nós mesmos, uma vez que, como pibidianos estamos vivenciando atividades docentes, porém, apesar de ainda sermos graduandos, temos que lidar com as responsabilidades que elas exigem, que não tínhamos antes, estudar conteúdos que nunca ouvimos falar e ainda lidar com nossas emoções, tais como ansiedade e timidez. Assim, o texto em si será um relato de como tem sido esta nova fase, de conhecer uma rotina escolar como ‘professor’ e estudante. Além disso, pretendemos destacar o modo pelo qual os supervisores, professores efetivos da escola, têm nos inspirado nesse processo formativo.

Biografia do Autor

Ingridy Maria Mirandola dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados
Estudante de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal da Grande Dourados.  Atualmente bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
Matheus Ávila Rechinelli Leal, Universidade Federal da Grande Dourados
Estudante de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
Ana Eduarda Proença Afonso, Universidade Federal da Grande Dourados
Estudante de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

Referências

PACHECO, M. B.; ANDREIS G. S. L. Dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Divulgação cientifica e tecnológica do IFPB, Revista Principia, João Pessoa, n. 38, p 105-119, 2018.

Publicado
2019-09-15