A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
Este trabalho é resultado da análise da introdução ao estudo da equação polinomial do primeiro grau por dois livros didáticos aprovados pelo PNLD e adotados na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS. Foram analisados sob a perspectiva da modelagem matemática, com o objetivo de verificar se o professor do ensino fundamental recebe material que lhe permita usar a modelagem para desenvolver habilidades de generalização e sistematização com seus estudantes. Os resultados apontam que os livros analisados introduzem o tema com exemplos que possibilitam o uso da modelagem, buscando a generalização e o desenvolvimento do pensamento algébrico. Dessa forma, o professor pode enriquecer seu trabalho ao utilizar a modelagem como abordagem para a apresentação do conteúdo.
Referências
ANDRINI, A.; VASCONCELOS, M.J. Praticando a Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
BARBOSA, R.M. Conexões e Educação Matemática: brincadeiras, explorações e ações. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BIANCHINI, E.; PACCOLA, H. A matemática tem razão. São Paulo: Moderna, 1998.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2000.
BRANDT, Celia Finck; BURAK, Dionísio; KLÜBER, Thiago Emanuel (orgs.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. Disponível em : http://books.scielo.org/id/b4zpq/epub/brandt-9788577982325.epub. > Acesso em: 01 jun. 2019.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017). Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico/item/8813-guia-pnld-2017 > Acesso em : 16 ago. 2018.
BURAK, Dionísio. Uma perspectiva de Modelagem Matemática para o ensino e a aprendizagem da Matemática. In: BRANDT, Celia Finck; BURAK, Dionísio; KLÜBER, Thiago Emanuel (orgs.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. [online]. 2nd ed. rev. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. Disponível em : http://books.scielo.org/id/b4zpq/epub/brandt-9788577982325.epub. > Acesso em: 01 jun. 2019.
CARVALHO, M.C.C.S. Padrões numéricos e funções. São Paulo: Moderna, 1998.
CHEVALLARD, Yves. Le Passage e L'arithmetique L'algebre dans L'enseignement des Mathematiques au College, Deuxieme Partie. Perspectives Curriculaires : La Notion de Modelisation . “Petit x” nº 19, 1989, p. 43 - 72.
CHEVALLARD, Yves. Le Passage de L'arithmetique a L'algebrique dans L'enseignement des Mathematiques au College, Troisième Parti, Voies Diattaque et Problemes Didactiques. «Petit x» nº 23, 1989-1990, p. 5 – 38.
CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCÓN, Josep. Estudar
Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed
Editora, 2001.
DAVIS, Philip; HERSH, Reuben. A Experiência Matemática. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1986.
DANTE, L. R. Projeto Teláris-Matemática. São Paulo: Ática, 2015.
D´AMBROSIO, Ubiratan. Uma história Concisa da Matemática no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.
DOMINGUES, Hygino H. Fundamentos da Aritmética. São Paulo: Atual, 1991;
GASCÓN, J.. Un nouveau modele de l'algèbre elementaire comme alternative à l'«arithmétique généralisée». Barcelona: Universitat Autonoma de Barcelona, 1994. Disponível em: <http://www-irem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/37/37x4.pdf> Acesso em: 21 set. 2018.
HOGBEN, Lancelot. Maravilhas da Matemática: influência e função da Matemática nos conhecimentos humanos. Porto Alegre: Globo, 1970.
PONTE, J. P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Ministério da Educação de Portugal, 2009.
ROXO, Euclides. A Matemática na Educação Secundária. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1937.
SAWYER, W.W. O Encanto da Matemática. Lisboa: Editora Ulisseia, s.d.
TAHAN, Malba. As Maravilhas da Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1973.
VALE, Isabel; PIMENTEL,Teresa. Padrões Visuais, Generalização e Raciocinio. In. MACHADO, Sílvia Dias Alcântara; BIANCHINI, Bárbara Lutaif; MARANHÃO, M., Cristina S.S. Teoria Elementar dos Números: da educação básica à formação dos professores que ensinam matemática. São Paulo: Iglu, 2015.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.