APRENDIZAGEM DE ÁREAS EM TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS: UM ESTUDO SOBRE A HEURÍSTICA E A RECONFIGURAÇÃO

  • Cleide Ribeiro Mota Arinos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Visualização, reconfiguração geométrica, áreas.

Resumo

Este artigo trata da questão heurística em triângulos e quadriláteros para a resolução de áreas. As atividades foram propostas a alunos do quinto e sexto anos do Ensino Fundamental. Estas permitiram a exploração heurística e tratamentos figurais como a reconfiguração, isso possibilitou encontrar na própria figura caminhos para determinar sua área. Apresenta-se uma breve discussão teórica sobre este modo de olhar para as figuras geométricas. Por fim, mostram-se alguns resultados sobre o uso da reconfiguração, da desconstrução dimensional nas figuras como exploração heurística. Conclui-se que a visualização, articulada com a linguagem e os tratamentos figurais que as figuras permitem contribui para a aprendizagem desse conceito, permitindo ao aluno outro modo de pensar e raciocinar.

Biografia do Autor

Cleide Ribeiro Mota Arinos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Este artigo trata da questão heurística e da reconfiguração em triângulos e quadriláteros na resolução de áreas de figuras planas. As atividades foram propostas a alunos do quinto e sexto anos do Ensino Fundamental. A heurística e a reconfiguração permitiram encontrar na própria figura caminhos para determinar sua área. Apresenta-se uma breve discussão teórica sobre este modo de olhar para as figuras geométricas. Por fim, são apresentados alguns resultados sobre o uso da reconfiguração nas figuras como exploração heurística. Conclui-se que a visualização, articulada com a linguagem e os tratamentos figurais que as figuras permitem, contribui para a aprendizagem de área, permitindo ao aluno outro modo de pensar e raciocinar.

Referências

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Publicado
2019-09-15