CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS.

  • Rildo Pinheiro Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos históricos do processo de instalação e desenvolvimento dos cursos de formação inicial de professores de Matemática na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul levando em consideração o cenário político, econômico, social e também educacional, principalmente em relação ao interior do Estado de Mato Grosso do Sul nas últimas décadas, buscando compreender o passado e a realidade atual desses cursos. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi instituída pela Lei Estadual nº 1461, de 20 de Dezembro de 1993, credenciada pela Deliberação CEE/MS nº 4787 do Conselho Estadual de Educação. Sua missão é gerar e disseminar o conhecimento, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades humanas, dos aspectos político, econômico e social do Estado, e com compromisso democrático de acesso à educação superior e o fortalecimento de outros níveis de ensino, contribuindo, dessa forma, para a consolidação da democracia. Atualmente existem três Cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Como aporte teórico-metodológico, serão utilizados conceitos da História Cultural e da História da Educação Matemática. Espera-se que esta pesquisa venha contribuir com a ampliação e o fortalecimento da História da Educação Matemática como campo de pesquisa e de formação de professores no Estado de Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Edilene Simões Costa Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto de Matemática/INMA

Referências

BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO; GATTI JUNIOR (Orgs.). Novos temas em história da educação brasileira. Uberlândia: Edufu, 2002.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 5. N. 11, p. 173-191, abr. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em: 23 Out. 2018.

______. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Portugal: DIFEL, 2002.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária. 1982.

GARCIA, Telma de Souza. Abordagem biográfica: um caminho para refletir em serviço a formação inicial do professor de inglês na UEMS de Cassilândia. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Araraquara.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira da Educação, Campinas, n.1, p. 9-43, jan/jun. 2001.

MAGALHÃES, J. P. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004.

SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares: desafios teóricos. Série-Estudos: periódico do mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 25, p. 11-17, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index. php/serie-estudos/article/view/212>. Acesso em: 27 jun. 2019.

SOUZA, M.M. Uma História do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB): 1962-1972. 2015. 229 f. Tese (Programa de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo.

VALENTE, W. R. O lugar da Matemática Escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 27, n. 47, p. 939-953, dez. 2013.

VALENTE, W. R. Os diálogos trans, inter e intra da história da educação matemática no Brasil. In: VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). História da educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Editora da Física, 2014.

Publicado
2019-09-15