Projeto TeDiMEM: movimentos iniciais de pesquisas em constituição
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e divulgar o Projeto de Pesquisa intitulado TeDiMEM (Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática). O TeDiMEM, por sua vez, tem por objetivo explorar e analisar possibilidades de uso do celular em aulas de matemática, em distintos níveis e processos educativos. Conta com a participação de integrantes de cinco universidades, sendo uma de cada região do Brasil. Esse coletivo busca compreender, por meio de pesquisas qualitativas, como esse dispositivo tecnológico (celular) pode entrar na sala de aula de matemática, rompendo uma dicotomia entre o uso naturalizado em atividades diárias e contextos externos à sala de aula e o pouco explorado uso pedagógico. A concepção teórica na qual este estudo irá se apoiar entende que o conhecimento é produzido por coletivos formados por humanos e mídias, uma vez que conhecemos com as mídias, sejam elas a oralidade, a escrita ou as linguagens multimodais, hoje potencializadas com a internet. As pesquisas vinculadas ao TeDiMEM trazem como procedimentos metodológicos intervenções pedagógicas no ensino básico e superior com o desenvolvimento de atividades matemáticas que visam a exploração com o celular bem como o uso desse dispositivo para produção, pelos alunos, de conteúdo digital que expresse sua aprendizagem em matemática. O grupo ancora as análises dos dados na Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 2001), que compreende a atividade humana como um fenômeno completo, dinâmico e que pode ser compreendido por meio de um sistema constituído por: sujeitos, artefatos, objeto, regras, comunidade e divisão do trabalho. Desta forma, a atividade contempla diferentes vozes, é investigada com base em sua própria historicidade e busca movimentos expansivos por meio de contradições internas que são provocadas no sistema que está em atividade. Sob orientação da primeira autora, duas pesquisas de mestrado estão sendo desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, envolvendo alunos da licenciatura em matemática, e três em parceria com escolas estaduais e municipais da cidade de Campo Grande, envolvendo alunos da educação básica. Os conteúdos matemáticos são diversos, como: Álgebra Linear, Integrais Múltiplas, Quadriláteros, Probabilidade e Estatística e leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos por meio de histórias em quadrinhos. Todas as pesquisas buscam explorar as potencialidades e especificidades do uso do celular na sala de aula. Além disso, o TeDiMEM tenta vincular, também, toda a produção dos dados da pesquisa ao celular com o uso de aplicativos que gravam a tela e áudio das discussões. Esse projeto está em fase inicial de desenvolvimento, terá a duração de três anos e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Visamos, no futuro, reunir todos os seus integrantes para compartilhar as pesquisas e organizar um livro com os trabalhos desenvolvidos nesse período, sintetizando e sistematizando seus principais resultados.Referências
ENGESTRÖM, Y. Expansive Learning at Work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, 2001. 1, p. 133–156.
Publicado
2019-09-15
Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021