UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Glauce kelly Souza de Oliveira
  • Tiago Dziekaniak Figueiredo
Palavras-chave: Oficinas, Estratégia, Educação matemática.

Resumo

Ao desenvolver atividades extensionistas percebemos o quanto pequenos detalhes no processo de ensinar podem ser extremamente significativos e nos fazem cada vez mais nos tornarmos comprometidos com os processos de ensinar matemática pensando o ato de educar alunos do Século XXI.Na tentativa de criar diferentes possibilidades visando a melhoria na qualidade do ensino da matemática apresentamos uma estratégia de ensino em formato de9 oficinas pedagógicas desenvolvidas em 2018com os alunos do 1º ao 5º anode uma escola rural da cidade de Dourados/MS por meio de um projeto de extensão vinculadoao Grupo de Pesquisa (retirado para manter o anonimato) da Universidade Federal da Grande Dourados, sendo elas: Oficina de pizza dos números – A oficina foi executada por meio da construção do material didático juntamente com os alunos,utilizando o material confeccionado para a compreensão da representação dos números com a sua quantidade corretamente;Oficina do Geoplano– Naoficina foi realizada a construção do material possibilitando através do objeto a compreensão de como calcular áreas, perímetros e outras propriedade de figuras geométricas;Oficina de figuras geométricas–O objetivo foi realizar a apresentação e a comparação das figuras geométricas em duas e três dimensões;Oficina da simetria– A oficina objetivou-se em fazer com que aluno aprendessem as diferenças entre os tipos de simetria;Oficina da régua de fração –O objetivo foi capacitar o aluno a aprender a manusear a régua de frações, identificar frações e entender o conceito de denominador e numerador;Oficina da matemática com reciclagem – Desenvolvida durante a semana do meio ambiente tendo como objetivo evidenciar que também se faz matemática por meio da reciclagem. Com os materiais foi produzido um twister da geometria;Oficina da construção do ábaco –Esta oficina buscou fazer com que os alunos compreendessem a forma que se utiliza o ábaco, foi proposto que os alunos construíssem o material e após esta confecção aplicamos atividades para que os mesmos operassem com o auxilio do instrumento;Oficina do tangram – O objetivo desta oficina foi fazer a apresentação das figuras geométricas que o tangram apresenta, mostrando as diferenças entre elas;Oficina de contação de história – foi  realizada com a matemática aliando a Língua Portuguesa nas histórias infantis que foram contadas com o auxílio de origamis. As atividades são planejadas nas reuniões do grupo e são voltadas a alfabetização matemática. Através desta percepção, as oficinas nos auxiliam a compreender a importância de desenvolver os processos de ensinar matemática de formas diferenciadas, a fim de instigar o envolvimento e participação dos alunos para realização das atividades. Essa forma, além de potencializara compreensão dos conceitos matemáticos, estimulando criatividade e imaginação, proporciona ao aluno um meio concretizado no qual poderá ter voz para construção do próprio conhecimento e enriquecer a qualidade de suas interações sociais uma vez que pelo significado do termo oficina, tem-se que é um espaço de criação e descoberta (CORCIONE, 1994).Percebemos que através das oficinas, podemosproporcionar espaços de aprendizagem mais amplos, em que o docente e discente aprendem de forma conjuntapor meio da valorização dos saberes individuais e coletivos, uma vez que Piaget (1973, p.17) afirma “o conhecimento humano é essencialmente coletivo, e a vida social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento do conhecimento”.

Referências

CORCIONE, D.F.Oficina.In:A questão da formação de assessores dirigentes e lideranças intermediarias para o movimento popular e sindical.Debate-Coletânea de textos, CESE, N 03, ANO iv, MAIO DE 1994

PIAGET, J. Estudos sociológicos, Rio de Janeiro: Forense, 1973.

Publicado
2019-09-15