HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO GINÁSIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO (GIC) EM AQUIDAUANA/MT.

  • Tharine Antunes Lopes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.
  • Laura Silva Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Cultura escolar, História Cultural, Ginásio Paroquial.

Resumo

Projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, do Instituto de Matemática, para o ingresso no curso de doutorado. Tem como objetivo analisar a expansão do ensino secundário em Mato Grosso, de modo especial na parte Sul do estado, a partir de uma abordagem que privilegia a história do Ginásio Paroquial Nossa Senhora da Imaculada Conceição (GIC) na cidade de Aquidauana, fundado na década de 1960. Assim abordando o panorama geral da educação na década de 1960, e na década de 1970 contemplaremos a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a Lei 5.692 de 1971. O projeto classifica-se como pesquisa bibliográfica, aliada a um referencial teórico da História, História Cultural, História da Educação Matemática, entre outros. Pretende-se pautar a pesquisa em documentos diversos (cadernos, normas, livros, periódicos, jornais, regulamentos escolares, manuais), além de entrevistas com alunos, professores e funcionários do GIC.

Biografia do Autor

Tharine Antunes Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.
Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE.
Laura Silva Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEDUMAT.

Referências

TOULAS, Pe. Jaime. Anuário Ilustrado do Ginásio Paroquial Nossa Senhora da Imaculada Conceição – GIC, Aquidauana/Mato Grosso. São Paulo: Ave Maria, 1963. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179983>. Acesso em: 11 nov. 2018.

PLACÊNCIO, Aníbal. Ex-alunos das escolas GIC e Falcão promovem encontro saudosista. 2012. Disponível em <http://www.opantaneiro.com.br/aquidauana/ex-alunos-das-escolas-gic-e-falcao-promovem-encontro-saudosista/109305/>. Acesso em: 11 nov. 2018.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, p. 79

CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. 345 p.

CHARTIER, R. Les représentations du passé. Sciences Humaines. France, Auxerre. N.18. Set./Out. 1997.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.] - Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1996. (Coleção Repertórios).

Publicado
2019-09-15