O Ensino de Matemática ao Longo da História da Escola Visconde de Cairu

  • Aline Suemi Moroto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: História Cultural, Ensino de Matemática, Imigrantes Japoneses

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a Matemática ensinada na Escola Visconde de Cairu, localizada na região central da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Fundada em 1918 pelos primeiros imigrantes japoneses que se instalaram em Campo Grande, a escola, atualmente, atende diversos estudantes – descendentes e não descendentes de japoneses – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e até hoje valoriza a tradição e a disciplina escolar que estiveram presentes ao longo de sua história. O trabalho busca investigar os aspectos didáticos e as práticas escolares presentes ao longo da história da escola no que se refere ao ensino de matemática. Para tanto, serão analisados documentos, tais como, planos de ensino, livros didáticos e regulamentos que orientaram o ensino de matemática no estado, além de entrevistas realizadas com professores que ensinaram matemática na instituição. Ao fim, espera-se compreender o contexto histórico, cultural e educacional em que se deu o ensino de matemática e as características culturais da escola que puderam influenciar as práticas adotadas pelos seus professores.

 

Biografia do Autor

Aline Suemi Moroto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Edilene Simões Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Referências

BRITO, Claudia. Escola de Japoneses: a construção da etnicidade em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: Ed. UNIDERP, 2000.

Publicado
2019-09-15