LOGARITMOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA
Resumo
Os logaritmos são aplicados no primeiro ano do ensino médio, o ensino deste tema baseia-se em longas e complexas equações. Para os alunos compreenderem definitivamente os logaritmos, não necessariamente precisam dominar a ferramenta de cálculo que ele é considerado, mas sim entender algumas definições básicas. As funções logarítmicas têm por seu objetivo modelar os fenômenos onde processo da variável dependente ocorre lentamente. O presente artigo teve como objetivo principal estudar o contexto de ensino e aprendizagem dos logaritmos. Especificamente, o estudo se propôs: compreender o desenvolvimento conceitual e histórico dos logaritmos, bem como suas aplicações; discutir problemas e dificuldades no ensino e aprendizagem dos logaritmos e apresentar as estratégias didáticas sugeridas em educação matemática para o ensino de logaritmos. Para tanto, adotou como metodologia a modalidade revisão de literatura, por conseguinte, procurou explorar os pontos de vistas de autores renomados nessa temática, qual seja o ensino de logaritmo na educação básica, e de como se pode ensinar esse conteúdo de forma a torná-lo mais compreensível pelos alunos dos primeiros anos do ensino médio. Como resultados, apurou-se que, a ferramenta matemática de modelagem se mostra eficiente para o ensino desse conteúdo, de modo a torná-lo mais atrativo aos alunos, por conseguinte, despertar nos estudantes interesse pela aprendizagem desse conteúdo.
Referências
ALMEIDA, L. M. W. Modelagem matemática na educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BIEMBENGUT, Maria Salett, HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. 3. ed.São Paulo:Contexto ,2003.
BITTAR, M. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande-MS: ed. UFMS, 2005.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de Ensino–aprendizagem. Tese de Doutorado. Campinas, Unicamp, 1992.
FERREIRA, R.L. Uma sequência de ensino para o estudo de Logaritmos usando a Engenharia Didática. 2006. 149f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2006.
GONÇALVES, André Luiz. Um estudo sobre a importância da modelagem matemática como metodologia de ensino. Aparecida de Goiânia – GO, 2010.
SOARES, F. dos S. Ensino da Matemática no Século XX da Reforma Campos à Matemática Moderna. In: DASSIE, B. A.; ROCHA, J. L. da; São Paulo: Horizontes, 2004.
SOARES, E. C. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. 2011. 142f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
TOLEDO, M. B. A. Teoria e Prática de Matemática: como dois e dois. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2009.
VIDIGAL, C. E. L. (RE)Significando o conceito de Logaritmo. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
ZUFFI, Edna Maura. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do Conceito de Função Educação Matemática. em Revista (São Paulo), 2001.