LOGARITMOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA

  • Lima Lima Lima da Silva Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Logaritmos, Ensino, Matemática, Modelagem.

Resumo

Os logaritmos são aplicados no primeiro ano do ensino médio, o ensino deste tema baseia-se em longas e complexas equações. Para os alunos compreenderem definitivamente os logaritmos, não necessariamente precisam dominar a ferramenta de cálculo que ele é considerado, mas sim entender algumas definições básicas. As funções logarítmicas têm por seu objetivo modelar os fenômenos onde processo da variável dependente ocorre lentamente. O presente artigo teve como objetivo principal estudar o contexto de ensino e aprendizagem dos logaritmos. Especificamente, o estudo se propôs: compreender o desenvolvimento conceitual e histórico dos logaritmos, bem como suas aplicações; discutir problemas e dificuldades no ensino e aprendizagem dos logaritmos e apresentar as estratégias didáticas sugeridas em educação matemática para o ensino de logaritmos. Para tanto, adotou como metodologia a modalidade revisão de literatura, por conseguinte, procurou explorar os pontos de vistas de autores renomados nessa temática, qual seja o ensino de logaritmo na educação básica, e de como se pode ensinar esse conteúdo de forma a torná-lo mais compreensível pelos alunos dos primeiros anos do ensino médio. Como resultados, apurou-se que, a ferramenta matemática de modelagem se mostra eficiente para o ensino desse conteúdo, de modo a torná-lo mais atrativo aos alunos, por conseguinte, despertar nos estudantes interesse pela aprendizagem desse conteúdo.

 

Biografia do Autor

Lima Lima Lima da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
Sou formada em Matemática pela UFMS, fiz mestrado em educação.

Referências

ALMEIDA, L. M. W. Modelagem matemática na educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BIEMBENGUT, Maria Salett, HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. 3. ed.São Paulo:Contexto ,2003.

BITTAR, M. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande-MS: ed. UFMS, 2005.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de Ensino–aprendizagem. Tese de Doutorado. Campinas, Unicamp, 1992.

FERREIRA, R.L. Uma sequência de ensino para o estudo de Logaritmos usando a Engenharia Didática. 2006. 149f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2006.

GONÇALVES, André Luiz. Um estudo sobre a importância da modelagem matemática como metodologia de ensino. Aparecida de Goiânia – GO, 2010.

SOARES, F. dos S. Ensino da Matemática no Século XX da Reforma Campos à Matemática Moderna. In: DASSIE, B. A.; ROCHA, J. L. da; São Paulo: Horizontes, 2004.

SOARES, E. C. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. 2011. 142f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

TOLEDO, M. B. A. Teoria e Prática de Matemática: como dois e dois. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2009.

VIDIGAL, C. E. L. (RE)Significando o conceito de Logaritmo. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

ZUFFI, Edna Maura. Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do Conceito de Função Educação Matemática. em Revista (São Paulo), 2001.

Publicado
2019-09-15