ENTRE PADRÕES, PEIXES E CORES: O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Tainara de Lima Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Sá de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as intervenções feitas pelos acadêmicos do PIBID do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMS/CPNV que se pautavam no desenvolvimento do pensamento algébrico no início da escolarização a partir de uma abordagem lúdica. O desenvolvimento das atividades ocorreu na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Naviraí- MS. Os estudantes foram instigados a criar outras formas de representar aquela sequência formada, quando as acadêmicas indagaram: “De que forma, diferente de movimentos, poderíamos representar a sequência?”; a proposta foi compreendida, e cada subgrupo decidiu uma forma distinta: cores, formas geométricas e animais como, por exemplo, peixe, pássaro, cachorro e elefante representando em sulfite as sequências. O desenvolvimento desse estudo, bem como da intervenção apresentada, ressaltou a importância do ensino de álgebra no primeiro ano do Ensino Fundamental por meio da abordagem discursiva, evidenciando os pressupostos teóricos da ampla gama de expressões dos estudantes, permitindo a cada um a formulação de seu próprio discurso, o contato com os demais discursos do grupo, a problematização de ideias e a valorização de cada forma de expressão.

Biografia do Autor

Tainara de Lima Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pedagogia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus Naviraí

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

LUNA, Ana Virgínia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Ferreira. Caminhos Discursivos Multimodais na Aprendizagem da Álgebra no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. In: BORBA, Rute; GUIMARÃES, Gilda, (org). Pesquisa e atividades para o aprendizado matemático na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2015.

Publicado
2019-09-15