ENTRE PADRÕES, PEIXES E CORES: O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as intervenções feitas pelos acadêmicos do PIBID do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMS/CPNV que se pautavam no desenvolvimento do pensamento algébrico no início da escolarização a partir de uma abordagem lúdica. O desenvolvimento das atividades ocorreu na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Naviraí- MS. Os estudantes foram instigados a criar outras formas de representar aquela sequência formada, quando as acadêmicas indagaram: “De que forma, diferente de movimentos, poderíamos representar a sequência?”; a proposta foi compreendida, e cada subgrupo decidiu uma forma distinta: cores, formas geométricas e animais como, por exemplo, peixe, pássaro, cachorro e elefante representando em sulfite as sequências. O desenvolvimento desse estudo, bem como da intervenção apresentada, ressaltou a importância do ensino de álgebra no primeiro ano do Ensino Fundamental por meio da abordagem discursiva, evidenciando os pressupostos teóricos da ampla gama de expressões dos estudantes, permitindo a cada um a formulação de seu próprio discurso, o contato com os demais discursos do grupo, a problematização de ideias e a valorização de cada forma de expressão.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
LUNA, Ana Virgínia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SOUZA, Cremilzza Carla Carneiro Ferreira. Caminhos Discursivos Multimodais na Aprendizagem da Álgebra no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. In: BORBA, Rute; GUIMARÃES, Gilda, (org). Pesquisa e atividades para o aprendizado matemático na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2015.