FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DA UFMS/CPTL

  • Gerson Farias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eugenia Uribe Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Giareta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho responde como fragmento de um trabalho maior que busca discutir a formação do professor de matemática, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso ofertado na UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CPTL - Campus de Três Lagoas.

A pesquisa, parte de categorias de análise previamente definidas, vincula as categorias de ensino, pesquisa e extensão, inerentes à pedagogia universitária, aos conceitos de saberes docentes, prática docente e identidade docente, amplamente evidenciadas como características da formação de professores, por autores como Shulman (1996), Forentini (1998), Tardif (2002).

Assim, responde pelo objetivo de elucidar o alcance, das referidas categorias, como proposta político-pedagógica do curso universitário de formação dos professores de matemática, que, metodologicamente, estrutura-se como exercício dialético, através da Análise Documental, capaz de indicar as características manifestas e as intencionalidades nem sempre explícitas nas normatizações e projetos de formação de professores.

O trabalho, considerando a análise do PPC - Projeto Pedagógico do Curso, aponta para uma caracterização genérica da proposta de formação de professores no Curso de Matemática da UFMS/CPTL. Parece conferir maior ênfase à categoria ensino, restringindo seu compromissso documental com a pesquisa e extensão. A pedagogia universitária figura de forma frágil no PPC, devido ao pouco alcance da caraterização teórico-metodológica da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As dificuldades indicadas possibilitam concluir que o projeto pedagógico de formação do professor de matemática na UFMS/CPTL demanda aprofundamento capaz de indicar a garantia de acesso ao saber, à leitura e experiência da prática e da construção da identidade docente.

O presente trabalho responde como fragmento de um trabalho maior que busca discutir a formação do professor de matemática, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso ofertado na UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CPTL - Campus de Três Lagoas.

A pesquisa, parte de categorias de análise previamente definidas, vincula as categorias de ensino, pesquisa e extensão, inerentes à pedagogia universitária, aos conceitos de saberes docentes, prática docente e identidade docente, amplamente evidenciadas como características da formação de professores, por autores como Shulman (1996), Forentini (1998), Tardif (2002).

Assim, responde pelo objetivo de elucidar o alcance, das referidas categorias, como proposta político-pedagógica do curso universitário de formação dos professores de matemática, que, metodologicamente, estrutura-se como exercício dialético, através da Análise Documental, capaz de indicar as características manifestas e as intencionalidades nem sempre explícitas nas normatizações e projetos de formação de professores.

O trabalho, considerando a análise do PPC - Projeto Pedagógico do Curso, aponta para uma caracterização genérica da proposta de formação de professores no Curso de Matemática da UFMS/CPTL. Parece conferir maior ênfase à categoria ensino, restringindo seu compromissso documental com a pesquisa e extensão. A pedagogia universitária figura de forma frágil no PPC, devido ao pouco alcance da caraterização teórico-metodológica da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As dificuldades indicadas possibilitam concluir que o projeto pedagógico de formação do professor de matemática na UFMS/CPTL demanda aprofundamento capaz de indicar a garantia de acesso ao saber, à leitura e experiência da prática e da construção da identidade docente.

Referências

FIORENTINI, D.; SOUZA, A . J.; MELO, G. F. Saberes Docentes: Um Desafio para Acadêmicos e Práticos. In: GERALDI, C. (Org) Cartografias do Trabalho Docente: Professor(a)-Pesquisador(a). 1. ed.Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1998, p. 307-335.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, fev - 1986.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

UFMS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura. Três Lagoas: CPTL, 2019

Publicado
2019-09-15