Desafios à utilização da linguagem matemática por professores que ensinam Matemática: algumas inquietações iniciais

Autores

  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O presente trabalho[1] tem por objetivo geral discutir elementos iniciais acerca da utilização da linguagem matemática por professores da Educação Básica, relacionando-os aos possíveis desafios impostos à prática docente. Para tanto, faz-se necessário compreender a estrutura da linguagem matemática para então apresentar alguns desafios e possibilidades para futuras discussões acerca da temática. Os dados apresentados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e Análise de Conteúdo. Os resultados aqui considerados indicam que a linguagem matemática tem características próprias que, em geral, não são considerados na formação inicial de professores e nem incorporados à prática docente. Sugerem a necessidade de ações de formação continuada que compreendam o processo de construção, apropriação e utilização da linguagem matemática.

 

[1] O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa (em andamento) que pretende analisar as discussões atuais no campo da Educação Matemática acerca da natureza do conhecimento matemático e apropriação da linguagem matemática e sua utilização por professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente e aluno especial do Doutorado em Educação pela mesma Instituição. Possui Licenciatura Plena em Matemática e habilitação em Física pela Faculdade de Presidente Venceslau (2014). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática pelo PPGE/UNESP Presidente Prudente. Atuou como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na disciplina de Matemática e áreas afins no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus de Presidente Epitácio e Professor Mediador na UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo no curso de Licenciatura em Matemática e Engenharia. Atualmente é Professor de Matemática no Colégio São Francisco (Sistema Coc), Professor de Matemática no Colégio Anglo de Presidente Epitácio (Sistema Anglo) e Coordenador de Qualificação na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul. É pesquisador sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É vinculado ao Grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) da UNESP/Presidente Prudente e atua como pesquisador vinculado ao Grupo Interinstitucional de Pesquisadores(as) do campo da Educação Matemática dos Institutos Federais (GIPEM-IF) do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo, campus de Presidente Epitácio. Tem interesse nas seguintes áreas: formação inicial, dilemas e desafios, atuação e currículos de formação de professores que ensinam Matemática; formação inicial de professores que ensinam Matemática no âmbito dos Institutos Federais.

Downloads

Publicado

2021-10-16