Cinematographic views on The Carnation Revolution

  • Róbson Pereira da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6517-0842
  • Grace Campos Costa Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil
  • Lays da Cruz Capelozi Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4632-0742
Keywords: Carnation Revolution, cinematic narratives, portuguese revolutionary process, Thomas Harlan, Manoel de Oliveira, Glauber Rocha

Abstract

The Carnation Revolution was one of Portugal's most significant political changes, representing a crucial turning point in its history. In this article, we intend to explore how this event was reflected in film productions. For this, we selected two documentaries: "Torre Bela" (Thomas Harlan, 1977) and "As Armas do Povo" (Glauber Rocha, 1975), which were made during the events, to highlight the ambivalence of this historical process. We also included a fiction film, "Non ou a Vã Glória de Mandar" (Manuel Oliveira, 1990), which recalls Portuguese history through its defeats, promoting a reflection on the construction and improvement of the nation until the moment of the colonial war. Before these works, we highlight and analyze the echoes of this event from the historical perspective of Portuguese society, thus forming a kaleidoscope of narrative representations about the Carnation Revolution. To support part of our analyses, we dialogue with interpretations about the documentary and fictional languages that cinema involves, referencing Xavier (2013), Junqueira (2010), Ramos (2008) and the investigations into Hannah Arendt's Revolution (2014, 2010).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Róbson Pereira da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. Doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário de Rondonópolis. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás (Mestrado). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5608673598392485

Grace Campos Costa, Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil

Mestra em História, pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha Linguagem, Estética e Hermenêutica. Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura - Nehac. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3230047528753742

Lays da Cruz Capelozi, Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História e o Curso de Graduação em História - Bacharelado e Licenciatura. Editora assistente das Edições Verona (editora de livros acadêmicos). Membro do NEHAC - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura e da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8785972568211269

References

ABREU, Georgina. Torre Bela e a utopia louca de uma vida melhor- dois estudos transculturais. Diacrítica - revista do centro de estudos humanísticos, n. 28/2, p. 49-61, Portugal Universidade do Minho - Centro de Estudos, 2014.

ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

AUGUSTO, Cláudio de Faria. A Revolução Portuguesa. Coleção Revoluções do Século XX. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

AVARES, Nathália Ourives. A “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica: as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000). 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.

AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in) conveniente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação-Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

BENJAMIN, W. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

CABREIRA, Pamela Peres. Revolução dos Cravos e a democratização no Portugal contemporâneo (1973-1975). Revista de História da UEG, v. 8, n. 1, p. e811916-e811916, 2019.

CAXIETA, Ruben; GUIMARÃES, César. Pela distinção entre ficção e documentário provisoriamente. COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

CONTRERA, Ximena Isabel Leon. Um Filme Falado e Non, ou a vã glória de mandar, o mito do Encoberto, messianismos sebásticos e muçulmanos e análise de um filme. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, 2011.

CONTRERA, Ximena Isabel Leon. Um filme falado: a História e o Mediterrâneo na obra de Manoel de Oliveira. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

COSTA, José Filipe. Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela. Arquivos da memória – Antropologia, Arte e Imagem, n. 5, p. 166-191, Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2009.

FABIÃO; Carlos; KRUS, Luís; RAMOS, Rui. “A visão do passado em Non, ou a Vã Glória de Mandar de Manoel de Oliveira“. Penélope. Fazer e desfazer a História, n. 6, p.171-175, Lisboa: 1991.

FAGIOLI, Julia Gonçalves Declie. Videogramas de uma revolução: o acontecimento e as imagens de arquivo no cinema documentário. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-B6HKRC Acesso em: 20 de março de 2024.

FERNANDES, Antônio Batista. Entre a revolução e seu tesouro perdido: breves considerações acerca do pensamento de Hannah Arendt. Revista Reflexões. Fortaleza-CE. Ano, v. 5, p. 134, 2016. Disponível em: https://revistareflexoes.com.br/artigos/entre-a-revolucao-e-seu-tesouro-perdido-breves-consideracoes-acerca-do-pensamento-de-hannah-arendt/ Acessado em: 20 de maio de 2024.

FIGUEIREDO, Vilma. Autoritarismo e Eros: uma viagem à União Soviética. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

GEADA, Eduardo. O imperialismo e o fascismo no cinema. Lisboa: Moraes Editores, 1977.

HARLAN, Thomas; BRANCO, Paulo; DANEY, Serge; GIRAD, Thérése. Torre Bele. In: Follas do cineclube - Festa do 23º aniversário do Cineclube de Compostela, n.26, 24 de abril de 2013.Disponível em: https://cineclubedecompostela.wordpress.com/wp-content/uploads/2010/11/25-04-13-harlan.pdf. Acessado em: 29 de abril de 2024.

JUNQUEIRA, Renata Soares (org.). Manoel de Oliveira: uma presença. Estudos de literatura e cinema. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

LEMIÈRE, Jacques. Le cinéma et la question du Portugal après le 25 avril 1974. Matériaux pour l'histoire de notre temps, v. 80, n. 1, p. 48-60, 2005. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/mat_0769-3206_2005_num_80_1_1065. Acesso em: 22 de abril de 2024. DOI: https://doi.org/10.3406/mat.2005.1065

MATOS, Mario. Colóquio comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril. Diacrítica - revista do centro de estudos humanísticos, n.28/2, p.11-15, Portugal Universidade do Minho - Centro de Estudos, 2014.

OLMO, Francisco Javier Ruiz del; CANTOS-CEBALLOS, Antonio. Manoel de Oliveira e a reconciliação entre teatro e cinema: formas e recursos para a preservação audiovisual do teatro em seus filmes. Studies in European Cinema, 1–11. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17411548.2023.2184496. Acesso em: 20 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/17411548.2023.2184496

PASCHKES, Maria Luisa de Almeida. A Ditadura Salazarista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

PIANCO, Wiliam. O SEBASTIANISMO SOB A ÓTICA OLIVEIRIANA. Revista Desassossego, n. 6, p. 50-58, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v3i6p50-58

RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC), 2002.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008.

FILIZOLA, Anamaria. Fantasias sebásticas de Manoel de Oliveira. In: JUNQUEIRA, Renata Soares. (Org.). Manoel de Oliveira: uma presença. São Paulo: Perspectiva, 2010, p. 147-163.

RFI. "Revolução dos Cravos": a libertação das vozes e da utopia" (Podcast). 18min 35s. Liboa: RTI, 26 de abril de 2024. Disponível em: https://www.rfi.fr/pt/programas/revolu%C3%A7%C3%A3o-dos-cravos/podcast.

SANTOS, Alexandra Sofia Miranda dos. O tempo das mudanças, o cinema e a luta pela apropriação das verdades| um estudo do documentário Torre Bela (1978) de Thomas Harlan sobre o processo revolucionário português (1974-1975). 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SECCO, Lincoln. A Revolução dos Cravos: a dinâmica militar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 47, p. 365-376, São Paulo: PUC, 2013.

SILVA, Mariana Veiga Copertino Ferreira da. O cinema de Manoel de Oliveira: um caso singular. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.

TEIXEIRA, F. E. Documentário moderno. In: MASCARELLO. F. (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 253-288.

XAVIER, Ismail. A morte do Alferes Cabrita e a paixão portuguesa. Novos estudos CEBRAP, n.97, p. 129-147, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-3300201300030000. Acessado em: 10 junho de 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002013000300009

ZULIANI, Alessandra. A construção dialógica de Non ou a Vã Glória de Mandar. In: LOPES. Frederico; PEREIRA, Catarina. (orgs.). Filmes Falados: Cinema em português, V Jornadas. Covilhã: Livros LabCom, 2013, p 57-73.

Published
2025-03-05
How to Cite
SILVA, R. P. DA; CAMPOS COSTA, G.; CAPELOZI, L. DA C. Cinematographic views on The Carnation Revolution. Albuquerque (online), v. 16, n. 32, p. 49-81, 5 Mar. 2025.