Olhares cinematográficos sobre a Revolução dos Cravos

  • Róbson Pereira da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6517-0842
  • Grace Campos Costa Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil
  • Lays da Cruz Capelozi Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4632-0742
Palavras-chave: Revolução dos Cravos, narrativas cinematográficas, processo revolucionário português, Thomas Harlan, Manoel de Oliveira, Glauber Rocha

Resumo

A Revolução dos Cravos foi uma das mais significativas mudanças políticas em Portugal, representando um ponto de virada crucial na sua história. Neste artigo, nossa intenção é explorar como esse evento se refletiu em produções cinematográficas. Para isso, selecionamos dois documentários: "Torre Bela" (Thomas Harlan, 1977) e "As Armas do Povo" (Glauber Rocha, 1975), que foram realizados durante os acontecimentos, visando evidenciar as ambivalências desse processo histórico. Também incluímos um filme de ficção, "Non ou a Vã Glória de Mandar" (Manuel Oliveira, 1990), que rememora a história portuguesa por meio de suas derrotas, promovendo uma reflexão sobre a construção e edificação da nação até o momento da guerra colonial. Diante dessas obras, buscamos ressaltar e examinar os ecos desse evento na perspectiva histórica da sociedade portuguesa, formando, assim, um caleidoscópio de representações narrativas sobre a Revolução dos Cravos. Para sustentar parte das nossas análises, dialogamos com interpretações sobre as linguagens documental e ficcional que o cinema comporta, referenciando Xavier (2013), Junqueira (2010), Ramos (2008) e as investigações sobre a Revolução de Hannah Arendt (2014, 2010).

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Biografia do Autor

Róbson Pereira da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. Doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário de Rondonópolis. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás (Mestrado). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5608673598392485

Grace Campos Costa, Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil

Mestra em História, pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha Linguagem, Estética e Hermenêutica. Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura - Nehac. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3230047528753742

Lays da Cruz Capelozi, Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História e o Curso de Graduação em História - Bacharelado e Licenciatura. Editora assistente das Edições Verona (editora de livros acadêmicos). Membro do NEHAC - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura e da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8785972568211269

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Publicado
2025-03-05
Como Citar
SILVA, R. P. DA; CAMPOS COSTA, G.; CAPELOZI, L. DA C. Olhares cinematográficos sobre a Revolução dos Cravos. Albuquerque (online), v. 16, n. 32, p. 49-81, 5 mar. 2025.