Olhares cinematográficos sobre a Revolução dos Cravos
Resumen
A Revolução dos Cravos foi uma das mais significativas mudanças políticas em Portugal, representando um ponto de virada crucial na sua história. Neste artigo, nossa intenção é explorar como esse evento se refletiu em produções cinematográficas. Para isso, selecionamos dois documentários: "Torre Bela" (Thomas Harlan, 1977) e "As Armas do Povo" (Glauber Rocha, 1975), que foram realizados durante os acontecimentos, visando evidenciar as ambivalências desse processo histórico. Também incluímos um filme de ficção, "Non ou a Vã Glória de Mandar" (Manuel Oliveira, 1990), que rememora a história portuguesa por meio de suas derrotas, promovendo uma reflexão sobre a construção e edificação da nação até o momento da guerra colonial. Diante dessas obras, buscamos ressaltar e examinar os ecos desse evento na perspectiva histórica da sociedade portuguesa, formando, assim, um caleidoscópio de representações narrativas sobre a Revolução dos Cravos. Para sustentar parte das nossas análises, dialogamos com interpretações sobre as linguagens documental e ficcional que o cinema comporta, referenciando Xavier (2013), Junqueira (2010), Ramos (2008) e as investigações sobre a Revolução de Hannah Arendt (2014, 2010).
Descargas
Citas
ABREU, Georgina. Torre Bela e a utopia louca de uma vida melhor- dois estudos transculturais. Diacrítica - revista do centro de estudos humanísticos, n. 28/2, p. 49-61, Portugal Universidade do Minho - Centro de Estudos, 2014.
ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
AUGUSTO, Cláudio de Faria. A Revolução Portuguesa. Coleção Revoluções do Século XX. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
AVARES, Nathália Ourives. A “Revolução” dos Cravos e a narrativa cinematográfica: as armas e o povo, 1975 e Capitães de Abril (2000). 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in) conveniente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação-Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
BENJAMIN, W. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
CABREIRA, Pamela Peres. Revolução dos Cravos e a democratização no Portugal contemporâneo (1973-1975). Revista de História da UEG, v. 8, n. 1, p. e811916-e811916, 2019.
CAXIETA, Ruben; GUIMARÃES, César. Pela distinção entre ficção e documentário provisoriamente. COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
CONTRERA, Ximena Isabel Leon. Um Filme Falado e Non, ou a vã glória de mandar, o mito do Encoberto, messianismos sebásticos e muçulmanos e análise de um filme. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, 2011.
CONTRERA, Ximena Isabel Leon. Um filme falado: a História e o Mediterrâneo na obra de Manoel de Oliveira. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
COSTA, José Filipe. Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela. Arquivos da memória – Antropologia, Arte e Imagem, n. 5, p. 166-191, Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2009.
FABIÃO; Carlos; KRUS, Luís; RAMOS, Rui. “A visão do passado em Non, ou a Vã Glória de Mandar de Manoel de Oliveira“. Penélope. Fazer e desfazer a História, n. 6, p.171-175, Lisboa: 1991.
FAGIOLI, Julia Gonçalves Declie. Videogramas de uma revolução: o acontecimento e as imagens de arquivo no cinema documentário. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-B6HKRC Acesso em: 20 de março de 2024.
FERNANDES, Antônio Batista. Entre a revolução e seu tesouro perdido: breves considerações acerca do pensamento de Hannah Arendt. Revista Reflexões. Fortaleza-CE. Ano, v. 5, p. 134, 2016. Disponível em: https://revistareflexoes.com.br/artigos/entre-a-revolucao-e-seu-tesouro-perdido-breves-consideracoes-acerca-do-pensamento-de-hannah-arendt/ Acessado em: 20 de maio de 2024.
FIGUEIREDO, Vilma. Autoritarismo e Eros: uma viagem à União Soviética. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.
GEADA, Eduardo. O imperialismo e o fascismo no cinema. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
HARLAN, Thomas; BRANCO, Paulo; DANEY, Serge; GIRAD, Thérése. Torre Bele. In: Follas do cineclube - Festa do 23º aniversário do Cineclube de Compostela, n.26, 24 de abril de 2013.Disponível em: https://cineclubedecompostela.wordpress.com/wp-content/uploads/2010/11/25-04-13-harlan.pdf. Acessado em: 29 de abril de 2024.
JUNQUEIRA, Renata Soares (org.). Manoel de Oliveira: uma presença. Estudos de literatura e cinema. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
LEMIÈRE, Jacques. Le cinéma et la question du Portugal après le 25 avril 1974. Matériaux pour l'histoire de notre temps, v. 80, n. 1, p. 48-60, 2005. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/mat_0769-3206_2005_num_80_1_1065. Acesso em: 22 de abril de 2024. DOI: https://doi.org/10.3406/mat.2005.1065
MATOS, Mario. Colóquio comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril. Diacrítica - revista do centro de estudos humanísticos, n.28/2, p.11-15, Portugal Universidade do Minho - Centro de Estudos, 2014.
OLMO, Francisco Javier Ruiz del; CANTOS-CEBALLOS, Antonio. Manoel de Oliveira e a reconciliação entre teatro e cinema: formas e recursos para a preservação audiovisual do teatro em seus filmes. Studies in European Cinema, 1–11. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17411548.2023.2184496. Acesso em: 20 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/17411548.2023.2184496
PASCHKES, Maria Luisa de Almeida. A Ditadura Salazarista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
PIANCO, Wiliam. O SEBASTIANISMO SOB A ÓTICA OLIVEIRIANA. Revista Desassossego, n. 6, p. 50-58, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v3i6p50-58
RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC), 2002.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008.
FILIZOLA, Anamaria. Fantasias sebásticas de Manoel de Oliveira. In: JUNQUEIRA, Renata Soares. (Org.). Manoel de Oliveira: uma presença. São Paulo: Perspectiva, 2010, p. 147-163.
RFI. "Revolução dos Cravos": a libertação das vozes e da utopia" (Podcast). 18min 35s. Liboa: RTI, 26 de abril de 2024. Disponível em: https://www.rfi.fr/pt/programas/revolu%C3%A7%C3%A3o-dos-cravos/podcast.
SANTOS, Alexandra Sofia Miranda dos. O tempo das mudanças, o cinema e a luta pela apropriação das verdades| um estudo do documentário Torre Bela (1978) de Thomas Harlan sobre o processo revolucionário português (1974-1975). 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SECCO, Lincoln. A Revolução dos Cravos: a dinâmica militar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 47, p. 365-376, São Paulo: PUC, 2013.
SILVA, Mariana Veiga Copertino Ferreira da. O cinema de Manoel de Oliveira: um caso singular. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
TEIXEIRA, F. E. Documentário moderno. In: MASCARELLO. F. (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 253-288.
XAVIER, Ismail. A morte do Alferes Cabrita e a paixão portuguesa. Novos estudos CEBRAP, n.97, p. 129-147, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-3300201300030000. Acessado em: 10 junho de 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002013000300009
ZULIANI, Alessandra. A construção dialógica de Non ou a Vã Glória de Mandar. In: LOPES. Frederico; PEREIRA, Catarina. (orgs.). Filmes Falados: Cinema em português, V Jornadas. Covilhã: Livros LabCom, 2013, p 57-73.
Derechos de autor 2025 Albuquerque

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Los derechos de autor pertenecen a esta revista. Las opiniones y puntos de vista presentes en los artículos son responsabilidad de sus autores y no necesariamente representan las posiciones oficiales de Albuquerque: revista de Estudios Culturales.


1.png)








