O USO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ALDEIA AMAMBAI -AMAMBAI-MS

as plantas medicinais como estratégia de resgate da cultura e patrimonialização do território

Resumo

Dentro de uma perspectiva de preservação dos saberes e da cultura indígena da Aldeia Amambai, o presente estudo vislumbra mensurar com base em entrevista efetuada com os membros dessa comunidade, conhecer um pouco das plantas utilizadas no combate a doenças, bem como seus casos de uso, partes utilizadas, indicações e ainda no que tange ao uso das plantas medicinais como primeira estratégia pelos entrevistados. Se buscou ainda compreender se há entre eles a crença quanto a efeitos negativos, efeito colaterais, etc. Também se questionou quanto a dificuldade de encontrar esses medicamentos naturais. Para tanto, se abordou a composição da população indígena no município de Amambai-MS, foi realizada revisão de literatura acerca da importância da preservação da cultura indígena, e após efetuada a entrevista, os dados coletados foram analisados com o uso do Software IRAMUTEQ. Dessa análise evidenciou-se, com base nas narrativas dos entrevistados, que as plantas medicinais ou remédios caseiros, fazem parte da estratégia de combate a enfermidades na comunidade, chegando em alguns casos a ser a única estratégia utilizada, no entanto se nota na maioria dos casos, uma mistura entre a medicina convencional e o tratamento com plantas locais.

Biografia do Autor

Carlos Buson Buesa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Geológicas com nivel de Mestrado (1990, Universidade Complutense de Madri, Espanha), com formação continuada em Estudos sobre Impactos Ambientais (1990, Instituto Tecnológico GeoMinero de Espanha), Estudos aprofundados em Geografia Humana e Económica, Diploma de estudos avançados (DEA). (2003, 2007, Universidade de Educação a Distancia-UNED, Espanha), Especializações em Software Livre (2007, UNED), Análise de Meios de Comunicação (2007, UNED), Sistemas Interativos de Comunicação (2008, UNED) e Tecnologias Integradas e Sociedade do Conhecimento (2008, UNED). Mestre em Comunicação e Educação em Redes (2010, UNED), Espaço Europeu de Educacão Superior-EEES, Doutor em Comunicação e Educação em Entornos Digitais (2011, UNED, EEES). Desempenhou trabalhos de geólogo em empresas do ramo. Foi docente dos ensinos médio e superior, e de cursos profissionalizantes. Realizou trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de materiais educativos transmedia no Centro de medios audiovisuales da UNED (CEMAV). Atualmente dealiza pesquisa pos doutoral na UEMS na área de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos com o projeto Caminho para os Ervais e a Paisagem cultural Ervateira. Professor de programas de Mestrado na Espanha, México e Colômbia. Atua como consultor em trabalhos com modelagem de programas e projetos infopedagógicos para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a educação.

Publicado
2022-11-03
Como Citar
RAMOS DA SILVA, A.; BUSON BUESA, C. O USO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA ALDEIA AMAMBAI -AMAMBAI-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 3 nov. 2022.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo