A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967

  • Jenifer de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisabete Zardo Búrigo UFRGS

Resumo

O presente trabalho apresenta a apostila Matemática Moderna no Jardim de Infância: uma experiência, das autoras Esther Pillar Grossi e Maria Anna Schmitt Arminger. Este material foi encontrado no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE). O estudo da apostila integra uma pesquisa mais ampla que tem propósito compreender e analisar como a matemática era abordada no Jardim de Infância, em Porto Alegre, na década de 1960. Ademais, o texto trata da presença da Matemática Moderna no Jardim de Infância. Percebemos que, já nos anos 1960, havia uma preocupação em abordar conceitos como conjuntos e relações por meio de materiais manipuláveis mediante atividades de vivências reais do cotidiano do aluno.

Biografia do Autor

Jenifer de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: jenifer.desouza21@gmail.com.

Elisabete Zardo Búrigo, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: elisabete.burigo@ufrgs.br.

Referências

Bonfada, E. M. (2017). A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

Búrigo, E. Z. et al. (2016). Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). Projeto de Pesquisa. CNPq. Porto Alegre, p. 22.

Grossi, E. P. & Arminger, M. A. S. (1967). Matemática Moderna no Jardim de Infância: uma experiência. Porto Alegre (Tombo 336 do acervo do LM/IE).

Instituto de Educação General Flores da Cunha. Laboratório de Matemática. (1966). Relatório de 1966. (Tombo 1560 do acervo do LM/IE). Único, 3-6. Disponível em: https://cedap.ufrgs.br/xmlui/handle/20.500.11959/1231.

Instituto de Educação General Flores da Cunha. Laboratório de Matemática. (1967). Relatório de 1967. (Tombo 1667 do acervo do LM/IE). Único, 2-4. Disponível em https://cedap.ufrgs.br/xmlui/handle/20.500.11959/1229.

Instituto de Educação General Flores da Cunha. Laboratório de Matemática. (1970). Relatório de 1970. (Tombo 1666 do acervo do LM/IE). Único, 2. Disponível em https://cedap.ufrgs.br/xmlui/handle/20.500.11959/1228.

Publicado
2020-10-24
Como Citar
de Souza, J., & Zardo Búrigo, E. (2020). A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10846
Seção
Sessões Coordenadas