Os conceitos topológicos na Coleção “Curso Moderno de Matemática para o Ensino do 1º Grau"

  • Yasmin Barbosa Cavalheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andreia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisabete Zardo Burigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença e a abordagem de conceitos topológicos nos quatro primeiros volumes da Coleção GRUEMA (Grupo de Ensino de Matemática Atualizada): Coleção Curso Moderno de Matemática para o Ensino de 1º Grau. Esta coleção foi publicada no Brasil pela Companhia Editora Nacional durante o período do Movimento da Matemática Moderna (entre as décadas de 1960 e 1970) e circulou pelo país orientando a prática pedagógica de professores. Considerando os quatro volumes, é possível identificar que os conceitos topológicos nesses livros didáticos, partem de noções como curvas abertas/fechadas, interior/exterior e regiões, de modo a chegar ao estudo elementar da Geometria Euclidiana. Com esses indícios, percebemos que os conceitos topológicos são associados pelas autoras, principalmente, ao ensino da geometria. Em especial, são meios utilizados para se chegar aos polígonos.

Biografia do Autor

Yasmin Barbosa Cavalheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: yasmin_cavalheiro@hotmail.com.

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. E-mail: andreia.dalcin@ufrgs.br.

Elisabete Zardo Burigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. E-mail: elisabete.burigo@ufrgs.br.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Barbosa Cavalheiro, Y., Dalcin, A., & Zardo Burigo, E. (2020). Os conceitos topológicos na Coleção “Curso Moderno de Matemática para o Ensino do 1º Grau". Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10906
Seção
Sessões Coordenadas