Os conceitos topológicos na Coleção “Curso Moderno de Matemática para o Ensino do 1º Grau"
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença e a abordagem de conceitos topológicos nos quatro primeiros volumes da Coleção GRUEMA (Grupo de Ensino de Matemática Atualizada): Coleção Curso Moderno de Matemática para o Ensino de 1º Grau. Esta coleção foi publicada no Brasil pela Companhia Editora Nacional durante o período do Movimento da Matemática Moderna (entre as décadas de 1960 e 1970) e circulou pelo país orientando a prática pedagógica de professores. Considerando os quatro volumes, é possível identificar que os conceitos topológicos nesses livros didáticos, partem de noções como curvas abertas/fechadas, interior/exterior e regiões, de modo a chegar ao estudo elementar da Geometria Euclidiana. Com esses indícios, percebemos que os conceitos topológicos são associados pelas autoras, principalmente, ao ensino da geometria. Em especial, são meios utilizados para se chegar aos polígonos.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado