Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1ºgrau, 1973

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo propõe identificar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar vistos no plano de ensino do Curso Dinâmica do Ensino da Matemática no 1º grau, no ano de 1973, encontrado no arquivo do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ). Trata-se de uma pesquisa fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Os resultados preliminares obtidos permitem inferir que os saberes elementares matemáticos identificados no plano do curso dialogavam com a vaga pedagógica do espaço- tempo que encontrava o Movimento da Matemática Moderna (MMM).

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Bolsista Capes Proex. E-mail: domingues.j.m@posgrad.ufsc.br.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: david.costa@ufsc.br.

Referências

Domingues, J. M. & França, D. M. A. (2018). Afro Amaral Fontoura: Um expert para a formação de professores? (pp. 1-19). Paricarana: GHEMAT-Brasil. Retirado em 15 de outubro, 2020, de: https://xviseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2018/03/FRANCA_DOMINGUES_T3.pdf.

Domingues, J. M. & França, D. M. A. (2019). Curso de Extensão e Aperfeiçoamento (CEA): a matemática moderna no Instituto de Educação em tempos da Guanabara (1960-1973) (pp. 1-15). Sergipe: GHEMAT- Brasil. Retirado em 05 de agosto, 2020, de: https://drive.google.com/file/d/1WQUx7qAGmPuBPCi9Q1yKPMkZr5asrhKz/view

Domingues, J. M. & França, D. M. A. (2020). Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. HISTEMAT, 6 (2), 170-184. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321.

Domingues, J. M.; Costa, D. A. (2020). Trajetória de Manoel Jairo Bezerra: saberes, expertise e formação docente (pp. 1-16). Cuiabá: GHEMAT-Brasil. Retirado em 05 de agosto, 2020, de: https://drive.google.com/file/d/1PO6optRwOhTT_lzcIwO9eDtgnKsv3E-w/view.

Domingues, J., & França, D. (2020). Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. ACERVO - Boletim Do Centro De Documentação Do GHEMAT-SP, 2(2), 257-265. Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/14.

França, D. M. A. (2012). Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). Tese de Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo. Retirado em 05 de agosto, 2020, de: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/135357/DENISE_MEDINA_DE_ALMEIDA_FRANCA_rev.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Hoffmann, Y. T. & COSTA, D. A. (2018). História da Educação Matemática: Um campo de lutas (pp. 1-13). Campo Grande: IV ENAPHEM. Retirado em 15 de outubro, 2020, de: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/download/6498/5777/.

Hofstetter, R. & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In Hofstetter, R. & VALENTE, W. R. (orgs.), Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Livraria da Física.

Instituto de Educação da Guanabara (IEG). (1973). Programa de Ensino do curso: Dinâmica do Ensino da Matemática no 1º grau. IEG, Guanabara.

Publicado
2020-10-24
Como Citar
Machado Domingues, J., & Antonio da Costa, D. (2020). Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1ºgrau, 1973. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10866
Seção
Sessões Coordenadas