“Arithmética” na organização curricular do ensino de ofício brasileiro no período do Império

  • Cleber Schaefer Barbaresco Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho tem como objetivo caracterizar a aritmética na organização curricular de duas instituições que expressam iniciativas do governo federal para estabelecer uma forma escolar para o ensino de ofícios no Brasil no período do império. Para tanto, serão analisados decretos que prescrevem a organização do ensino destas instituições. As análises serão sob a lente de referenciais teórico-metodológicos que tratam da forma escolar e saberes a ensinar. Como resultados, nota-se que aritmética assume diferentes caracterizações conforme seus saberes a ensinar se organizam alinhando-se aos objetivos da instituição e a sua proposta de ensino de ofícios.

Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Email: cleber.barbaresco@ifsc.edu.br.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Email: david.costa@ufsc.br.

Referências

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Publicado
2020-10-24
Como Citar
Barbaresco, C. S., & Antonio da Costa, D. (2020). “Arithmética” na organização curricular do ensino de ofício brasileiro no período do Império. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10847
Seção
Sessões Coordenadas