Irene de Albuquerque e os saberes para a construção da avaliação
Resumo
Este texto intenta conhecer e refletir sobre os saberes necessários para realizar a verificação da aprendizagem na escola primária paranaense. Estes saberes, foram apresentados a professores primários, orientadores de ensino e alunos das Escolas Normais por meio do manual Metodologia da Matemática (1951; 1960) de Irene de Albuquerque. Os saberes sistematizados no manual de Albuquerque nos fez refletir sobre a seguinte questão: Quais saberes associados a verificação da aprendizagem estavam presentes na obra Metodologia da matemática? A resposta à problematização aponta para a defesa que os saberes apresentados na obra de Albuquerque moveu-se entre o movimento associado à Pedagogia Tradicional e a Pedagogia da Escola Nova. Ao que tudo indica, estes movimentos, influenciaram na forma de construção da avaliação da aprendizagem e instigaram reflexões acerca de saberes para aferir, que se constituíram em elementos de “profissionalidade” para professores primários.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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