Irene de Albuquerque e os saberes para a construção da avaliação

Autores

  • Waléria Adriana Gonçalez Cecílio PUCPR
  • Otavia Maria Kreitlow Basso PUCPR

Resumo

Este texto intenta conhecer e refletir sobre os saberes necessários para realizar a verificação da aprendizagem na escola primária paranaense. Estes saberes, foram apresentados a professores primários, orientadores de ensino e alunos das Escolas Normais por meio do manual Metodologia da Matemática (1951; 1960) de Irene de Albuquerque. Os saberes sistematizados no manual de Albuquerque nos fez refletir sobre a seguinte questão: Quais saberes associados a verificação da aprendizagem estavam presentes na obra Metodologia da matemática? A resposta à problematização aponta para a defesa que os saberes apresentados na obra de Albuquerque moveu-se entre o movimento associado à Pedagogia Tradicional e a Pedagogia da Escola Nova. Ao que tudo indica, estes movimentos, influenciaram na forma de construção da avaliação da aprendizagem e instigaram reflexões acerca de saberes para aferir, que se constituíram em elementos de “profissionalidade” para professores primários.

Biografia do Autor

  • Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, PUCPR

    Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) e Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Email: waleria.adriana@pucpr.br.

  • Otavia Maria Kreitlow Basso, PUCPR

    Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Padre João Bagozzi (2018), Bolsista do Programa de Iniciação Científica EAD da PUCPR do curso de Licenciatura em Matemática e Professora da Escola Batista Shalon, Brasil. Email: otavia.mkb@hotmail.com.

Referências

Albuquerque, I (1951). Metodologia da matemática. Rio de Janeiro: Conquista.

Albuquerque, I (1960). Metodologia da matemática. Rio de Janeiro: Conquista.

Almeida, L. S. (2002) Facilitar a aprendizagem: ajudar os alunos a aprenderem e a pensar. Revista Psicologia Escolar e Educacional, 6(2), 155-165.

Cecílio, W. A. G. & Miguel, M. E. B. (2018). Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova. Tese de Doutorado em Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Retirado em 7 de agosto, 2020, de: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006c/00006c28.pdf.

Ferreira, A. B. H de. (1993) Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo.

Sordi, M. R. L. de. (2001) Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? In: Castanho, Sérgio & Castanho, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus.

Villela et. al (2016) Os Experts dos Primeiros Anos Escolares: a construção de especialistas no ensino de Matemática In: Pinto, Neuza Bertoni & Valente, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas 1890 – 1970. (p. 245 – p. 292) São Paulo: Livraria da Física.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; BASSO, Otavia Maria Kreitlow. Irene de Albuquerque e os saberes para a construção da avaliação. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 5, p. 1–5, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10881. Acesso em: 1 fev. 2026.