O que revela a produção do GHEMAT-PR sobre os saberes profissionais da formação docente no século XX?

  • Danilene Gullich Donin Berticelli UFPR
  • Lidiane Gomes dos Santos Felisberto Unifacear e SEED/PR

Resumo

O presente trabalho, conduzido na perspectiva teórico-metodológica da História Cultural, tem por objetivo analisar o que revela a produção do GHEMAT-PR sobre os saberes profissionais ensinados na formação de professores desde o início do século XX até 1990. Para tanto, foram analisadas as teses produzidas pelo grupo no período de 2013 a 2019, tendo como fio condutor o conceito de ‘saberes profissionais’ na perspectiva de Hofstetter e Schneuwly (2017). As análises indicaram que os saberes profissionais ensinados aos futuros professores foram sendo reelaboradas a partir de novos conceitos e conhecimentos que entravam em circulação. Nesse sentido, na década de 1980, conviveram nas práticas de ensino ideias tanto do método intuitivo quanto da Pedagogia da Escola Nova e Matemática Moderna.

Biografia do Autor

Danilene Gullich Donin Berticelli, UFPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da UFPR. Brasil. E-mail: danilene@ufpr.br.

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto, Unifacear e SEED/PR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente e coordenadora da Unifacear e SEED/PR. E-mail: lidianegsfelisberto@gmail.com.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Berticelli, D. G. D., & Gomes dos Santos Felisberto, L. (2020). O que revela a produção do GHEMAT-PR sobre os saberes profissionais da formação docente no século XX?. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11068
Seção
Sessões Coordenadas