Panorama histórico, Ji-Paraná-Rondônia (1970-1980): As primeiras escolas de uma cidade e a realidade dos seus professores

  • Simone Aparecida Navarro da Cruz UNIR
  • Marlos Gomes de Albuquerque UNIR

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento.Tem como objetivo estudar o contexto histórico referente a constituição das primeiras escolas e de como se dava a realidade estrutural na qual ocorria o trabalho do professor que ensinava Matemática nas séries Iniciais do Ensino Fundamental, no município de Ji-Paraná/RO. Propomos um breve histórico da evolução educacional do município e das dificuldades enfrentadas pelos docentes que eram escolhidos para o ofício de ensinar a ler, escrever e contar aos filhos dos seringueiros que ocuparam Rondônia, primando à década de 1970, período em que ocorre a emancipação de Ji-Paraná.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Navarro da Cruz, UNIR

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia. Professora da rede estadual de educação do Estado de Rondônia, Brasil. E-mail: simonenavarro46@gmail.com.br.

Marlos Gomes de Albuquerque, UNIR

Doutor em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professor da UNIR, Brasil. E-mail: marlos@unir.br.

Referências

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Navarro da Cruz, S. A., & Albuquerque, M. G. de. (2020). Panorama histórico, Ji-Paraná-Rondônia (1970-1980): As primeiras escolas de uma cidade e a realidade dos seus professores . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11109
Seção
Sessões Coordenadas